Encontro do Conselho Municipal de Política Cultural com os candidatos à Prefeitura de Nova Friburgo

terça-feira, 28 de agosto de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Encontro do Conselho Municipal de Política Cultural com os candidatos à Prefeitura de Nova Friburgo
Encontro do Conselho Municipal de Política Cultural com os candidatos à Prefeitura de Nova Friburgo

O Conselho Municipal de Política Cultural deu início na última segunda-feira, 27, na Acianf, ao encontro com os candidatos a prefeito, começando com o representante do Psol, Edil Nunes, e o seu vice, o professor Rico (PCB). A mesa foi composta pelo presidente do Conselho, Rodrigo Guadagnini, o vice Giovanni Bizzotto, Edil e Rico.

Estavam presentes na reunião o representante da cadeira de Linguagens Visuais, Mario Moreira, a artista, diretora e escritora Raquel Nader, dentre outros. Guadagnini abriu o encontro falando sobre a importância de o setor estar institucionalizado como Conselho e discursou sobre as mudanças que ocorreram nas políticas culturais em toda a Federação. Bizzotto falou sobre as Metas do Plano Nacional de Cultura, idealizado através do trabalho realizado nas conferências municipal, estadual e federal, desde 2003.

Edil Nunes e Rico destacaram a necessidade de se cumprir um mandato voltado para que a população menos favorecida tenha a atenção do poder executivo para amenizar a disparidade econômica que coloca a maioria do povo friburguense sem a possibilidade de usufruir plenamente de atividades culturais e esportivas. Reiteraram o fato de fazer um governo voltado para o diálogo pleno entre o poder executivo e os conselhos que representam a sociedade civil institucionalizada. Rico, que também é vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, agora licenciado devido à campanha, abordou a importância de os conselhos estarem em plena conversa pelo desenvolvimento dos dois setores que têm importância ímpar na nova etapa em que Nova Friburgo se encontra.

No diálogo com o público presente, o candidato e seu vice sempre voltavam suas respostas para o trabalho realizado em concordância entre governo e conselho. Edil Nunes foi enfático ao dizer que não que inventar a roda, “pois todo o anseio do setor cultural está representado no Plano Municipal de Cultura, resultado do trabalho e esforço de todo o setor nas duas conferências realizadas para criar este conteúdo”.

Antes do encerramento do encontro, o candidato ao cargo executivo se comprometeu com o setor da cultura, dizendo “sim” para todos os pontos firmados. Rodrigo Guadagnini explicou o avanço alcançado até os dias de hoje, com o encontro bimestral entre CMPC e a Secretaria de Cultura e um encontro por ano com o prefeito. Edil e Rico foram solícitos e de pleno acordo para aumentar ainda mais o compromisso do Conselho Municipal de Política Cultural com o poder executivo. Mais uma vez realizou-se o trabalho democrático, com a maior transparência e participação da sociedade civil em prol da melhoria do setor cultural.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade