Henrique Amorim
A partir da segunda quinzena de setembro os turistas que optarem por conhecer as inúmeras e diversificadas belezas de Nova Friburgo e municípios vizinhos da Região Serrana vão poder optar por estabelecimentos (hotéis, restaurantes, pousadas) que reúnem atrativos diferenciados para surpreendê-los e emocioná-los marcando a viagem na memória. Esses estabelecimentos que oferecem algo a mais que simples recepções aos visitantes serão certificados pelo Instituto Marca Brasil (IMB) e o Sebrae através do projeto Tour da Experiência. A identificação dos estabelecimentos será feita por selos.
A iniciativa propiciou consultorias e capacitações em 72 estabelecimentos de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis. Todos os selecionados estão aptos a oferecer aos turistas que sobem a serra atrações peculiares relacionadas a história e cultura locais. A ideia é despertar a curiosidade do turista por conhecer o que os estabelecimentos indicados têm como diferencial. Pretende-se ainda que ao retornarem das viagens, os turistas se tornem divulgadores dos atrativos.
Em Nova Friburgo, por exemplo, num dos estabelecimentos selecionados pelo IMB e o Sebrae, a pousada Pouso dos Paula, os visitantes terão a oportunidade de participar de uma oficina de pães caseiros seguindo o passo a passo do preparo até, obviamente, a degustação das iguarias preferidas pela Princesa Isabel. “Saborear o pão que ele mesmo fez, garante uma emoção a mais ao turista”, observa Tânia Carvalho, gerente da pousada.
Na livraria Arabesco, também avaliada pelo Tour da Experiência, pais e filhos, visitantes ou não, poderão enriquecer seus vocabulários e desfrutarem momentos prazerosos juntos nas contações de histórias infantis. A atividade atrai a curiosidade com a utilização de bonecos, violão e a performance de um contador. Ao final de cada apresentação são promovidas atividades relacionadas ao conteúdo da história apresentada estimulando a interpretação e a interatividade das crianças.
A diretora do IMB, Daniela Bitencourt, observa que a partir desse novo conceito de turismo obtido com o Tour da Experiência, o visitante deixará de ser um ser meramente contemplativo das belezas do lugar escolhido para o turismo, mas autor de sua própria experiência valorizando-se a cultura, a gastronomia, a história e os costumes regionais. “Isso acaba criando momentos inesquecíveis e o turista se torna um divulgador do tipo de turismo que se propõe”, avalia.
Deixe o seu comentário