Laboratório de urgência será apresentado no Búzios Biker Fest

quinta-feira, 23 de agosto de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Laboratório de urgência será apresentado no Búzios Biker Fest
Laboratório de urgência será apresentado no Búzios Biker Fest

Como socorrer corretamente uma vítima de acidente de trânsito? Um projeto inédito voltado pra leigos e até mesmo para profissionais de saúde, o Laboratório de Urgência (LU), será apresentado neste sábado em Búzios, durante o 1º Búzios Biker Fest—Encontro Internacional de Motociclistas—, que será realizado, de sexta-feira a domingo, no campo da Sociedade Esportiva Búzios (SEB). O prefeito de Búzios, Mirinho Braga; o secretário de Turismo, Cristiano Marques; e, o presidente do Búzios Moto Clube, Felipe Câmara, abrem o evento simbolicamente no sábado, às 18h.

O LU une a experiência dos profissionais do Grupo CCR que faz em atendimento pré-hospitalar na Ponte Rio-Niterói e na Via Lagos e o conhecimento acadêmico do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Urgências da UFF. Os cursos usam materiais e equipamentos de última geração, inclusive bonecos infláveis, para estudos e treinamentos, que são realizados regularmente em Niterói.

O projeto, que agora será levado a eventos, é voltado para o aprimoramento técnico dos profissionais de saúde que lidam com vítimas de acidentes de trânsito e à conscientização da sociedade para a prevenção e a redução da gravidade dos acidentes. Em Búzios, uma parte do LU, com dicas para leigos prestar o primeiro atendimento a acidentados, será apresentado às 21h30 no palco principal do evento.

O 1º Búzios Biker Fest deverá reunir cerca de 15 mil motociclistas no balneário. O secretário de Turismo de Búzios, Cristiano Marques, disse que este tipo de evento movimenta a economia da cidade na baixa temporada. O secretário estadual de Turismo, Ronald Ázaro, lembrou que o mototurismo se antecipou ao Plano Nacional de Turismo, que estimula a regionalização turística. Durante o Biker Fest, serão realizados nove shows de rock, com entrada franca. No sábado, depois do LU, se apresentam Faixa Etária e Titânia. Também haverá praça de alimentação e exposição e venda de produtos de couro e motocicletas.

ACIDENTES com MOTOS

Dados do Caderno Suplementar “Acidentes de Trânsito”, do Mapa da Violência 2011, divulgado pelo Instituto Sangari com base nas estatísticas do Ministério da Saúde, mostram que, de 1998 a 2008, a mortalidade de motociclistas aumentou 754%, ou o dobro do crescimento da frota de motos.

O aumento médio anual da frota ao longo da década foi 16,7% para motos e 6,5% para automóveis. A taxa média de óbito dos motociclistas foi de 92,3 óbitos a cada 100 mil motos. No caso dos automóveis, a frota aumentou 88% e as vítimas de acidentes 57%. A taxa média foi de 38 mortes para cada 100 mil automóveis.

Em 2010, a frota de motocicletas foi estimada em 16,5 milhões de unidades, o equivalente a 25,5% dos veículos motorizados.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade