O Movimento de Preservação Ferroviária (MPF), presidido pelo professor Victor José Ferreira (membro correspondente da Academia Friburguense de Letras) realiza amanhã, 24, o Encontro de Preservação e Revitalização Ferroviária, na Sociedade Esportiva Friburguense (SEF) (Avenida Galdino do Valle Filho 35, Centro), das 8h às 18h30. O escritor friburguense Odirlei Alves da Costa faz palestra e lança seu mais novo livro “O Apito do Trem” no encontro.
O evento será aberto às 8h para credenciamento, porém a sessão de abertura está marcada para as 9h, contando com Pedro Nazareth Tarjano Santos, presidente da SEF; Luis Cesário Silveira, vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer); Jorge Moura, diretor executivo do Serviço Social das Estradas de Ferro (Sesef); Eduardo Macedo, diretor-presidente da Cia. Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (Central), além de autoridades.
Pela manhã serão abordados os temas “A Ferrovia no Estado do Rio de Janeiro”, com Hélio Suêvo Rodriguez, assessor da Central Logística, e “Turismo Cultural Ferroviário – atualidade e perspectivas”, com Sávio Neves Filho, presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABOTTC).
A programação da tarde começa com o tema “Memória Documental Ferroviária – nossa história corre risco”, com José Cássio Ignarra, diretor técnico do MPF, e Lucina Matos, coordenadora do Núcleo de Memória do MPF; segue com o tema “Turismo nos Trilhos – novos projetos para o Rio de Janeiro”, com Antonio Pastori, assessor da Secretaria de Estado dos Transportes do Rio de Janeiro; e instalação do Núcleo Friburgo da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária (AFPF); e será encerrada com o tema “Nova Friburgo de volta aos trilhos”, com Ordilei Alves da Costa, diretor da AFPF – Núcleo Friburgo. Após o encerramento do encontro, previsto para as 18h30, haverá o lançamento do livro “O Apito do Trem”, do próprio Ordilei, segundo-se coquetel.
O encontro de Preservação e Revitalização Ferroviária é promovido pela ABOTTC, AFPF, MPF e SEF, com apoio da Associação de Engenheiros da Estrada de Ferro Leopoldina (AEEFL), Grupo Fluminense de Preservação Ferroviária (GFPF), Instituto Uniarte, Neo Design, Sesef/Ponto de Cultura Barão de Mauá, Superpão e Time Express.
As inscrições devem ser feitas com antecedência on-line nos sites www.trembrasil.org.br e www.institutouniarte.org.br. Mais informações pelo telefone 2522-9095 ou pelo e-mail sef@frionline.com.br.
Deixe o seu comentário