Hoje, 17 de agosto, comemora-se o Dia Mundial de Ajuda Humanitária. Esta data foi instituída em 2003, quando um atentado no escritório da ONU no Iraque matou 22 pessoas, dentre elas o brasileiro Sérgio Vieira de Mello, destacado membro do Alto Comissariado da ONU para Refugiados (Acnur) em missões humanitárias e de manutenção da paz.
No Brasil, um dos expoentes da ajuda humanitária é a ONG Care Brasil, cuja atuação tem o foco na reconstrução das vidas de famílias atingidas por tragédias naturais, além dos trabalhos de prevenção e redução de riscos de desastres.
A Care Brasil já prestou apoio a mais de 26 mil pessoas afetadas por tragédias desde 2010, incluindo populações urbanas, ribeirinhos e indígenas. A organização atuou rapidamente após os temporais que deixaram milhares de desaparecidos, desabrigados e mortos nas cidades de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis e São Gonçalo (Rio de Janeiro); Nova Contagem e Belo Vale (Minas Gerais); Assis Brasil, Brasileia, Xapuri e Epitaciolândia (Acre).
Para contribuir com a reestruturação das famílias atingidas, a Care Brasil já distribuiu mais de 1,2 mil kits com ferramentas de trabalho, móveis, utensílios domésticos, materiais de construção e equipamentos para cultivo e pesca. Também realizou oficinas de apoio psicossocial, cidadania, políticas públicas e gestão de negócios. No município de Assis Brasil, no Acre, a organização construiu uma Casa da Farinha, que atende 21 famílias indígenas, permitindo o beneficiamento da mandioca tanto para a venda como para o consumo local.
Em ações emergenciais para apoiar as vítimas dos desastres, a Care Brasil já doou aproximadamente 5 mil kits com roupas de cama, banho, produtos de higiene e limpeza, mil metros de lona para contenção de encostas, 400 itens (alimentos e roupas) para a creche comunitária, 316 mil litros e água, entre outros itens.
E, no campo da prevenção, a ONG apoiou na Região Serrana do Rio de Janeiro a formação de três Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs), realizou dois seminários sobre Redução de Riscos de Desastres (RDD), entre outras ações de mobilização das comunidades locais para reivindicar junto aos prefeitos a adesão dos municípios à campanha para construção de cidades resilientes, promovida pela ONU.
Em todas as suas ações, a Care Brasil sempre busca parcerias com o governo local, a Defesa Civil, as organizações locais e com as próprias pessoas impactadas, a fim de que sejam escolhidos os beneficiários em maior situação de vulnerabilidade e de que as doações efetivamente atendam suas necessidades. A ajuda humanitária da Care só é possível graças à doação de indivíduos e ao investimento de empresas e da área de Ajuda Humanitária e Proteção Civil (Echo) da Comissão Europeia.
Na opinião de Renata Pereira, diretora-executiva da Care Brasil, a data é o momento de render homenagens à solidariedade humana e honrar todos aqueles que dispõem de seu tempo e recursos para ajudar o próximo. “Mas também é um momento para nos conscientizarmos de que todos nós somos responsáveis pela construção de uma humanidade mais justa, igualitária e resiliente.”
Sobre a CARE Brasil - A Care Brasil é uma ONG brasileira, com título de Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que iniciou suas operações em 2001. Concentra-se no combate à pobreza, abordando as suas causas estruturais por meio de projetos de desenvolvimento urbano e rural. Para este fim, opera atualmente em oito estados, incluindo duas áreas urbanas (Rio de Janeiro e São Paulo) e seis regiões rurais (Acre, Bahia, Piauí, Maranhão, Ceará e Goiás). Atua ainda na resposta e redução de risco de desastres, com projetos em andamento na Região Serrana do Rio de Janeiro, Região do Alto Acre e Francisco Morato, em São Paulo.
A Care Brasil faz parte da rede Care Internacional. Com atuação em 84 países, a Care apoiou em 2011 mais de 122 milhões de pessoas, melhorando a saúde básica e a educação, combatendo a fome, desenvolvendo o acesso à água potável e saneamento, expandindo oportunidades econômicas, combatendo as mudanças climáticas e atuando na recuperação de desastres. Para mais informações, acesse: www.care.org.br.
Para acompanhar a atuação da Care Brasil em emergências, acesse: carebrasilemergencias.wordpress.com.
Deixe o seu comentário