(SECOM) Por meio do Ministério da Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, o governo municipal, comemora, no próximo dia 28 de julho, o “Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais” e para alertar a população o tema deste ano é: “As hepatites estão mais perto do que você imagina”. A intenção do Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Hepatites Virais, é mostrar que as hepatites estão em qualquer lugar e pode contaminar qualquer pessoa, independentemente de sexo, idade ou etnia—e que o mais importante é que se faça um diagnóstico precoce e que a população se previna.
Segundo a coordenadora do programa DST/Aids e Hepatites Virais, a enfermeira Teresa Cristina Polo, do Posto de Saúde Sílvio Henrique Braune, no Suspiro, o foco da campanha em Nova Friburgo são as hepatites B (transmitida via sanguínea e sexual) e C (transmissão sanguínea; a sexual é menor na C). Teresa explica que "a hepatite viral é um doença silenciosa e que as pessoas custam a ter sintomas. É uma inflamação no fígado e muita gente pode ser portadora do vírus das hepatites virais, porque há alguns anos atrás a testagem de sangue não tinha a mesma qualificação que tem hoje”.
Para Teresa Polo, a maior prevenção, além da camisinha, é a vacina contra a hepatite B, que hoje está focada na população de zero a 29 anos, mas o Ministério aumentou essa faixa para aqueles que convivem com portadores das hepatites B e C, que são: profissionais do sexo, homossexuais, caminhoneiros, gestantes, manicures, policiais, bombeiros, pedicures e podólogos, doadores de sangue, usuários de drogas injetáveis, portadores de DST, entre outros grupos. No caso da hepatite B, a orientação é não compartilhar escova de dentes, barbeador, alicate e todos os aparelhos utilizados pela manicure. Tudo deve ser individual.
“Em Nova Friburgo, ainda não há uma estatística que indique o número de pessoas contaminadas, porque esse programa foi implantado no ano passado e, agora, temos um profissional especialista para atender a esse público, o médico Marcos Jerônimo, que está toda segunda-feira, na sala 5 do Posto de Saúde”, diz Teresa. “Para centralizar”, continua, “nós oferecemos os exames comuns de triagem, que são enviados para o Laboratório de Referência do Estado Noel Nutels e a nossa maior dificuldade são as biópsias. Muitas vezes o paciente desiste do tratamento, por conta dos efeitos colaterais do tratamento, acrescentou”.
Nos dias 25 e 26 de julho, os profissionais do posto vacinarão esse público-alvo, mas, diz Teresa, essa vacina é dada todos os dias. No dia 25, às 14 horas, Teresa Polo ministrará uma palestra no auditório da Policlínica Centro (Posto do Suspiro) dirigida a profissionais como: manicures, pedicures, podólogos e tatuadores, para capacitá-los sobre bissegurança, para que se informem sobre como manter os salões e institutos de tatuagens livres das hepatites. Será distribuído também material informativo que tratam da prevenção das Hepatites B e C nos salões de beleza, barbearias e institutos de tatuagem.
Deixe o seu comentário