Incentivar o fortalecimento da produção orgânica em Nova Friburgo e região. Essa foi uma das propostas do encontro realizado na noite da última quarta-feira, 18, no auditório da Casa de Cultura (antigo fórum). O evento reuniu consumidores, estudantes, produtores rurais, profissionais do setor e interessados em saber mais sobre um movimento que vem se espalhando pelo mundo: a agricultura de apoio comunitário. Para explicar os detalhes desse novo modelo de produção, o encontro contou com a presença de Hermann Pohlmann, introdutor do conceito no Brasil.
Durante sua palestra, Herman falou sobre as experiências que vêm sendo desenvolvidas em várias partes do país como no município paulista de Botucatu, onde o projeto de agricultura apoiada pela comunidade foi implantado há pouco mais de um ano. A principal característica desse novo modelo de produção é a união entre produtores e consumidores para partilhar os riscos e as recompensas de uma agricultura ecológica. Além do comprometimento entre as partes, a agricultura de apoio comunitário é uma forma de resgate e valorização de uma cultura local de produção de alimentos, conforme destacou o palestrante.
Segundo Hermann, esse tipo de projeto tem como características básicas o pagamento antecipado ou regular, o acesso à terra onde o alimento é produzido e a transparência na condução dos negócios. Outras vantagens apontadas pelo palestrante são: foco na produção das culturas, baixo risco de participação para pequenos ou novos produtores, compartilhamento do risco de produção de várias culturas entre outros agricultores, construção de um sentimento de comunidade entre os produtores e a sensação de uma rede de segurança e de um mercado preservado durante tempos difíceis.
Coordenado pela produtora orgânica Elizângela Batista, o encontro foi o primeiro passo para estudar a viabilidade de implementar esse novo modelo de produção em Nova Friburgo. O evento, realizado em parceria com o Instituto Maniva, contou com apoio da Pesagro-Rio, Rio Rural, Abio, Epgea e ONG Diálogo, entre outros. Mais detalhes sobre o projeto implantado por Hermann em Botucatu podem ser conferidos no blog http://csademetria.wordpress.com.
Os benefícios do projeto
Alimentos frescos e saudáveis, cultivados sem agrotóxicos;
Possibilidade de conhecer de perto o dia a dia da fazenda, participando ativamente dos dias de campo, plantando e colhendo;
Saber como, onde e por quem os nossos alimentos estão sendo produzidos;
Contribuição direta para agricultura;
Valorização e incentivo à profissão do agricultor;
Manutenção da biodiversidade.
Deixe o seu comentário