O barbeiro de um salão no shopping Castelinho da Praça Getúlio Vargas, Antônio de Jesus, 62, bem que poderia integrar o livro dos recordes. Ele, pelo jeito, está se especializando em colher frutos gigantes em seu sítio no bairro São Miguel, em Bom Jardim. Semana passada, Antônio, que nasceu e foi criado cultivando legumes e frutas no espaço de aproximadamente 20 mil metros quadrados, onde mora até hoje, orgulhou-se semana passada ao colher um inhame com nada menos que 9,5 quilos. O tubérculo impressiona e só vendo mesmo para acreditar. Para provar que a colheita do inhame gigante é verdade, ele fez questão de trazer o inhame a Nova Friburgo para mostrar, todo satisfeito, aos colegas de trabalho e clientes.
A colheita gigante, contudo, não é uma novidade. Ano passado, Antônio foi atração na região com uma laranja de 3,7 quilos colhida no mesmo sítio. O fato foi parar na internet e o lavrador/barbeiro ganhou o mundo. Mas engana-se quem pensa que ele almeja ser novamente recordista de acessos na rede mundial de computadores. Modesto, Antônio todos os dias antes de viajar a Nova Friburgo para trabalhar não deixa de “bater o ponto” mexendo na terra, atividade que desenvolve com total prazer desde criança. “Faço questão de plantar, cultivar e colher o fruto no pé. O sabor é diferente”, sustenta ele.
Diante da exuberância do inhame de 9,5 quilos, obviamente, a primeira impressão é que Antônio abusou de algum fertilizante na adubação do terreno. Inquirido, ele é incisivo: “Só uso esterco das galinhas que crio para obter ovos para o almoço dos netos, mais nada. Minha fórmula no cultivo é unicamente o amor. Quando se faz as coisas com prazer, tudo dá certo e rende mais”, indica. O inhame gigante já foi registrado para posteridade através de fotografias e também deverá virar assunto nas redes sociais. Já já ele deverá de existir: Antônio avisa que a metade do tubérculo irá para a panela gerando um saboroso purê ou ainda um apetitoso sopão para aquecer o frio destes dias de inverno. A outra metade servirá para o replantio. Quem sabe gerando um inhame ainda maior em seu sítio. Afinal, essa terrinha é mesmo abençoada...
Deixe o seu comentário