Texto e fotos: Gilmar Marques
O prefeito de Cantagalo, Guga de Paula (PP), e a secretária municipal de Assistência Social, a primeira-dama Jussara Figueira de Paula, entregaram, nessa quinta-feira, 12 de julho, em solenidade realizada no gabinete do prefeito, no prédio Dr. Joaquim de Souza Carvalho Júnior, sede da Prefeitura, os Termos de Seção de Uso de Imóvel a, pelo menos, 40 famílias que vivem na parte alta do bairro São Pedro, que surgiu pela construção de unidades habitacionais populares através de parceria com o governo do estado e dentro do antigo Programa de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios (Padem), hoje transformado no programa Somando Forças.
As 40 famílias beneficiadas, conforme explicou Jussara Figueira de Paula, ainda não contavam com o documento, já que, antes de 2005, período anterior ao primeiro mandato do prefeito Guga de Paula, essas famílias haviam invadido os imóveis ainda em fase de construção. “São pessoas carentes e que não tinham onde morar e que se apossaram das casas por necessidade imperiosa de moradia”, lembrou.
O prefeito Guga de Paula disse que, assim que assumiu seu primeiro mandato, em janeiro de 2005, encontrou esse grave problema social no bairro, que ainda nascia com as primeiras unidades habitacionais, cujas obras haviam sido iniciadas na gestão anterior. “Não poderíamos colocar essas pessoas para fora. A partir de então, nossa meta foi dar sequência às obras e manter essas pessoas lá. Agora, estamos entregando a elas o documento que lhes garante o uso do imóvel enquanto elas quiserem ou precisarem. Quero encerrar meu segundo mandato, em dezembro, garantindo a legalidade do uso para que ninguém possa retirar essa gente humilde de lá”, destacou o prefeito, que explicou a cada família a importância de conservação desses documentos. “Isto representa a garantia de vocês”, reforçou a cada família beneficiada.
Casas populares já chegam a 212
As duas gestões do prefeito Guga de Paula garantiram 212 casas populares a famílias carentes do município. Nunca se investiu tanto em moradia em Cantagalo quanto nos últimos oito anos. Dentro de alguns dias, a Secretaria de Assistência Social entregará mais duas casas em Boa Sorte, quinto distrito. Uma foi entregue, há cerca de 15 dias, a uma família da Rua Honório Pacheco, no Centro. Em algumas semanas, outra unidade será entregue em Santa Rita da Floresta, segundo distrito. Essas novas casas elevarão para 98 o número de unidades habitacionais entregues a famílias necessitadas somente com recursos do próprio município, através de programa próprio da Secretaria de Assistência Social.
Fora desse programa, ainda há as parcerias. Com o governo do estado, já foram inauguradas 100 casas, das quais 90 na parte alta do bairro São Pedro e 10 em Euclidelândia, terceiro distrito. Com os governos federal e estadual, outras 14 unidades habitacionais foram inauguradas em novembro do ano passado. “Somados os programas, são 212 casas populares. É um número para comemorarmos muito”, finalizou o prefeito.
Deixe o seu comentário