O Programa Rio Rural, da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária, realizou, em Nova Friburgo o 2º Encontro da Rede de Pesquisa, Inovação, Tecnologia e Serviços Sustentáveis da Região Serrana, um espaço favorável às interações, trocas e parcerias com as instituições que atuam no setor agropecuário. O evento ocorreu nos dias 4 e 5 de julho, reunindo o corpo técnico do projeto e demais atores regionais, com o objetivo de dar continuidade às ações de estruturação da rede.
No primeiro dia, houve um estudo aprofundado, através de painéis e grupos de discussão, sobre as políticas públicas de assistência técnica e extensão rural (Ater), que culminou com a elaboração de um documento que lista as necessidades para a implementação de novas ações de Ater no estado.
Posteriormente, foi elaborado um plano de trabalho relacionado aos temas: uso sustentável do solo, manejo da paisagem com geração de renda e controle agroecológico de pragas e doenças. Entre os principais pontos do plano estão a identificação e o apoio aos produtores rurais experimentadores; a instalação de unidades de pesquisa participativa (UPPs) em cada microbacia hidrográfica, atuando em situações apontadas no diagnóstico rural participativo (DRP), uma das etapas da fase de planejamento do Rio Rural; a implantação de uma Fazendinha Agroecológica na Serra (um sistema integrado de pesquisa em produção agroecológica, a exemplo do já existente em Seropédica, na Região Metropolitana).
De acordo com a coordenadora regional do Núcleo de Pesquisa Participativa e pesquisadora da Pesagro-Rio em Nova Friburgo, Maria Fernanda Fonseca, está prevista a realização de um encontro regional ampliado da rede, com a presença dos agricultores, ainda no segundo semestre deste ano.
Participaram do encontro o secretário de Agricultura de Trajano de Moraes, Elizeu Schuindt; o chefe do Centro Estadual de Pesquisa em Horticultura da Pesagro-Rio, Márcio Pimentel; o gerente técnico estadual de floricultura e fruticultura da Emater-Rio, Martinho Belo; extensionistas da Emater-Rio, pesquisadores da Pesagro-Rio e da Embrapa, técnicos da Prefeitura de Nova Friburgo, além de representantes de associações de agricultores.
Deixe o seu comentário