Fabiana Corrêa lança “História de um Cambucazinho”

terça-feira, 10 de julho de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Fabiana Corrêa lança “História de um Cambucazinho”
Fabiana Corrêa lança “História de um Cambucazinho”

Gilmar Marques

Com apoio da Prefeitura de Cantagalo, através das secretarias municipais de Cultura e de Educação, a professora e escritora Fabiana Figueira Corrêa, uma das idealizadoras do Projeto Cambucás, através do Colégio Euclides da Cunha, lançou, nesse sábado, 7, a sua mais nova obra literária, o livro ‘História de um Cambucazinho”, voltado ao público infantil.

O evento, realizado a partir das 9h30, na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, a Praça da Matriz, no Centro, também ofereceu ao público-alvo da obra contação de histórias e oficina com várias brincadeiras.

O lançamento, em Cantagalo, foi precedido de outros dois pré-lançamentos fora da cidade: um no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, numa tenda durante a Conferência Internacional Rio+20, realizada no período de 13 a 22 de junho, e outro na cidade de Niterói.

De acordo com a autora, que também recebeu o prefeito Guga de Paula (PP) na abertura do evento, o livro conta a desventura de um jovem cambucá (árvore frutífera endêmica do Brasil e nativa da zona litorânea da Mata Atlântica). Cambucazinho, como é chamado o personagem, sente-se solitário, já que não existem outros cambucás na floresta onde mora e resolve, então, desaparecer. A bicharada da floresta descobre seu desaparecimento e, assim, começa uma aventura de resgate e amizade.

Como pano de fundo, o livro quer chamar a atenção das crianças para a necessidade de preservação das espécies de maneira geral. O cambucá, por exemplo, é uma espécie à beira da extinção. Seu fruto, que já fez parte do cotidiano da região de Cantagalo até a primeira metade do século XX, hoje é pouquíssimo conhecido, tornando-se uma raridade.

O livro, inspirado na Reserva Ecológica dos Cambucás, em Cantagalo, onde é desenvolvido um projeto de resgate do cambucá e outras plantas, inclui um álbum de figurinhas para serem coladas. O exemplar custa R$ 30, possui 48 páginas, conta com ilustrações do cartunista Arthur Consídera Abreu e está sendo lançado pela Editora NitPress.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade