Gilmar Marques
Com apoio da Prefeitura de Cantagalo, através das secretarias municipais de Cultura e de Educação, a professora e escritora Fabiana Figueira Corrêa, uma das idealizadoras do Projeto Cambucás, através do Colégio Euclides da Cunha, lançou, nesse sábado, 7, a sua mais nova obra literária, o livro ‘História de um Cambucazinho”, voltado ao público infantil.
O evento, realizado a partir das 9h30, na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, a Praça da Matriz, no Centro, também ofereceu ao público-alvo da obra contação de histórias e oficina com várias brincadeiras.
O lançamento, em Cantagalo, foi precedido de outros dois pré-lançamentos fora da cidade: um no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, numa tenda durante a Conferência Internacional Rio+20, realizada no período de 13 a 22 de junho, e outro na cidade de Niterói.
De acordo com a autora, que também recebeu o prefeito Guga de Paula (PP) na abertura do evento, o livro conta a desventura de um jovem cambucá (árvore frutífera endêmica do Brasil e nativa da zona litorânea da Mata Atlântica). Cambucazinho, como é chamado o personagem, sente-se solitário, já que não existem outros cambucás na floresta onde mora e resolve, então, desaparecer. A bicharada da floresta descobre seu desaparecimento e, assim, começa uma aventura de resgate e amizade.
Como pano de fundo, o livro quer chamar a atenção das crianças para a necessidade de preservação das espécies de maneira geral. O cambucá, por exemplo, é uma espécie à beira da extinção. Seu fruto, que já fez parte do cotidiano da região de Cantagalo até a primeira metade do século XX, hoje é pouquíssimo conhecido, tornando-se uma raridade.
O livro, inspirado na Reserva Ecológica dos Cambucás, em Cantagalo, onde é desenvolvido um projeto de resgate do cambucá e outras plantas, inclui um álbum de figurinhas para serem coladas. O exemplar custa R$ 30, possui 48 páginas, conta com ilustrações do cartunista Arthur Consídera Abreu e está sendo lançado pela Editora NitPress.
Deixe o seu comentário