Elos de Cidadania realiza palestra sobre energias alternativas em Nova Friburgo

quinta-feira, 05 de julho de 2012
por Jornal A Voz da Serra

O uso de energias alternativas será tema da última palestra do Elos Fortalecendo no polo de Nova Friburgo. O evento ocorrerá no dia 6 de julho, a partir das 8h, no Colégio Estadual Professor Jamil El Jaick, no centro da cidade. O palestrante será o professor José Carlos Xavier, formado em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

A ação faz parte do curso Formação Continuada Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Fortalecendo Elos de Cidadania, um dos componentes do Programa Elos de Cidadania, da Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria do Estado de Ambiente do Rio de Janeiro.

Sobre o Programa Elos de Cidadania

Criado em 2007, o Programa de Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar: Formando Elos de Cidadania (Elos de Cidadania) é uma realização da Superintendência de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Ambiente (RJ), em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e conta com o apoio da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro (Cecierj) e com o financiamento do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam-RJ), que já soma cerca de sete milhões de reais investidos. Em Nova Friburgo, o programa conta ainda com a parceria da Prefeitura e das secretarias municipais de Educação, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, e Defesa Civil.

O ponto de partida é a escola, onde o programa forma e acompanha professores e alunos na construção conjunta de um plano de ação ambiental chamado Agenda 21 escolar. Esse plano insere a educação ambiental nos projetos pedagógicos escolares e fomenta a discussão sobre as questões do ambiente e do desenvolvimento na escola em sua relação com a comunidade local.

Nos três componentes do programa, tutores trabalham em interação permanente com as escolas em etapas teóricas e práticas. A base do trabalho é uma análise historicizada conjunta do ambiente em que se insere a escola, incluindo a ocupação do território e as relações de poder que regem o acesso aos recursos naturais. A partir daí, mapeiam-se os desafios e as potencialidades para que se planejem e executem as intervenções de curto, médio e longo prazo.

Componentes

O Elos de Cidadania atua em três frentes: com o componente Elos Formação, um curso de Educação Ambiental dirigido a escolas públicas do Estado, e com o componente Elos Fortalecendo, que monitora os desdobramentos do programa nas escolas já atendidas, e com componente Elos Enfrentamento, que pretende levar informações para comunidades da região serrana sobre prevenção e enfrentamento de problemas e questões naturais.

O componente mais antigo do programa, realizado em modalidade semipresencial, se chama Elos Formação. Ele realiza a primeira análise local, o mapeamento, o plano de ação e o projeto de intervenção local. Seu público é composto por professores da rede pública de ensino, que passam por um curso de 120 horas-aula, e estudantes, com 60 horas-aula.

O segundo componente, também semipresencial, se chama Elos Fortalecendo e existe desde 2009. Ele é oferecido ao público que já passou pelo primeiro curso, que recebe um acompanhamento da equipe pedagógica a fim de estimular a continuidade dos planos de educação ambiental e Agenda 21 desenvolvidos nas escolas. Sua carga horária é de 150 horas para os professores e 60 para os alunos.

O terceiro e mais novo componente, chamado Educação Ambiental na Prevenção e no Enfrentamento de Acidentes e Desastres Naturais, Elos Enfrentamento, é desenvolvido desde 2011 na região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Em uma parceria inédita, a Seam e as Defesas Civis Municipais capacitam professores, agentes de saúde e defesa civil, alunos e comunidades para apoiar a organização comunitária na prevenção e no enfrentamento de acidentes e desastres naturais.

A vulnerabilidade da Região Serrana ficou evidente com as chuvas do começo de 2011, e tornou-se óbvia a necessidade de um trabalho específico de organização comunitária. A Seam detectou que as populações não precisavam apenas de métodos de prevenção e enfrentamento, mas também de instrumentos para a participação conjunta na vida pública local, de modo a construir coletivamente estratégias efetivas de redução de riscos e de enfrentamento dos desastres e acidentes.

Por isso, esse terceiro componente tem um público mais abrangente e uma carga horária diferenciada. Os professores e os agentes municipais da Defesa Civil passam por uma formação de 116 horas. Já os alunos e as lideranças comunitárias têm 80 e 46 horas-aula, respectivamente.

Produtos extras

Além das oficinas que compõem os cursos, foram produzidos 124 eventos, como encontros, palestras e mostras. Também ampliamos a plataforma original do Cederj/Cecierj para as partes não presenciais dos cursos. Além disso, nossa parceria com a Uerj gerou uma disciplina de graduação, três monografias de especialização, dois artigos acadêmicos e uma dissertação de mestrado.

SERVIÇO:

Palestra Elos Fortalecendo “Energias Alternativas”

Data: 06/07/2012 (sexta-feira)

Local: Colégio Estadual Professor Jamil El Jaick

Horário: 8h

Endereço: Rua Euclides Solon de Pontes nº 33 - Centro - Nova Friburgo (RJ)

Telefone: (24) 2220-4014

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade