“Vem ver a Vila passar cantando coisas de amor.” O trecho em alusão à famosa canção de Chico Buarque é o tema já oficialmente anunciado para o enredo do Grêmio Recreativo Escola Vilage no Samba para o carnaval friburguense de 2013.
O próximo ano também assinala o sesquicentenário da banda Euterpe, que estará completando, em 26 de fevereiro, seu 150º ano exatamente 15 dias após o Reinado de Momo e, por isso, a mais que centenária agremiação foi escolhida pela verde e branca para ser a homenageada em seu desfile carnavalesco.
Na noite da quinta-feira, 21 de junho, na sede da Sociedade Musical, uma reunião entre as diretorias da banda e da escola de samba serviu para tratar preliminarmente dos assuntos relativos ao enredo. Os diretores de ambas as instituições deram início a conversações sobre o assunto, principalmente para a troca de informações que vão compor o desenvolvimento do tema.
AS DIRETORIAS
Pela Vilage, participaram: o presidente Carlos Renato de Andrade; a vice-presidente Vanessa Sá Marques; o diretor de Barracão, Joilter Sá Marques, o Jotinha; o diretor de Carnaval, Jeferson Lima e ainda o presidente do Conselho Deliberativo Luiz Zulmar Rocha, enquanto pela Euterpe, os presidentes Francisco de Assis da Silva (conselho diretor) e José Nilson da Silva (conselho deliberativo), o maestro Nelson José da Silva Neto; a secretária da banda, Patrícia Cordeiro da Costa; o segundo vice-presidente José Augusto Vianna Lontra, o primeiro-secretário, jornalista Eloir Perdigão da Fonseca, o diretor de divulgação, Nelson Alvarez, o coordenador executivo do projeto “Rumo aos 150 anos”, jornalista Girlan Guilland, o euterpista Manuel Ricardo Salgueiro, bem como músicos e demais simpatizantes da agremiação musical.
Também presente, o fundador do Gama—Grupo de Arte Movimento e Ação—, Júlio Cezar Seabra Cavalcanti, Jaburu, falou de sua contribuição e de seu grupo à celebração de tão importante data, explicando sobretudo a ideia da cenografia em toda a avenida que abriga a agremiação, durante os dias de festejos, criando assim a ambiência própria, que prevê também a instalação de um pórtico, a inauguração de um monumento alusivo à data e diversas outros elementos decorativos especiais.
CALENDÁRIO
Em função do encontro com a diretoria da Vilage no Samba, o presidente da Euterpe, Francisco de Assis da Silva, em comum acordo com os demais diretores presentes redefiniu para o dia 12 de julho o encontro para finalização do calendário comemorativo do 150º. Desde dezembro do ano passado, a diretoria da Euterpe vem promovendo reuniões mensais de acolhimentos de propostas e ideias para a comemoração, que serão concluídas neste próximo encontro.
“Banda na Praça” de São João
E na noite do último sábado, 23, o maestro Nelson José da Silva Neto regeu a banda da Sociedade Musical Beneficente Euterpe Friburguense num momento muito especial. Durante a festa de São João Batista, na Dermeval Barbosa Moreira, mais um projeto cultural Banda na Praça garantiu ao público presente um espetáculo dos mais vibrantes.
Um repertório revisitando as tradicionais composições dos festejos juninos garantiu um clima típico das quermesses, com músicas como “São João”, Sequência Junina (“Asa Branca”, “Olha pro Céu”, “S. João na Roça”) e “Pula a Fogueira”, além de diversas outras músicas que encantaram o público que prestigiava a festa do padroeiro do Município.
O projeto Banda na Praça, realizado em parceria com a Prefeitura/Secretaria de Cultura, através de convênio estabelecido pela lei municipal 3.703, possibilita apresentações públicas da Banda Euterpe a cada quarto fim de semana, sendo ainda que em contrapartida a sociedade musical oferece à comunidade aulas em sua escola de música Samuel Antonio dos Santos—nome de seu fundador. Além disso, a Euterpe mantém um coral aberto à participação da comunidade, sendo que mais informações a respeito podem ser obtidas na sede da banda, na Avenida Euterpe Friburguense 53, Centro, ou ainda pelo telefone 2521-1085.
Deixe o seu comentário