Empresários do turismo se preparam para certificação do projeto Tour da Experiência

quarta-feira, 27 de junho de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Empresários do turismo se preparam para  certificação do projeto Tour da Experiência
Empresários do turismo se preparam para certificação do projeto Tour da Experiência

Um grupo de empresários do turismo de Nova Friburgo participou recentemente de mais uma etapa do projeto desenvolvido pelo Instituto Marca Brasil (IMB) e o Sebrae, o Tour da Experiência, com vistas a obter a certificação da iniciativa em agosto. O encontro ocorreu na Associação Comercial do município (Acianf) e serviu para os empresários discutirem ações e estratégias a serem elaboradas para atrair os visitantes a roteiros turísticos integrados e que possam elevar positivamente a imagem de Nova Friburgo e da Região Serrana. O projeto engloba ainda os vizinhos Teresópolis e Petrópolis.

“Esses três municípios têm muito em comum e junto à natureza rica, à história e à cultura formam um destino muito forte, aproveitando-se suas características na formatação de oferta, serviços e produção associada”, observa Daniela Bitencourt, diretora superintendente do IMB. A entidade vem ao longo dos últimos nove meses incentivando os empresários a inovar, tendo sempre o cliente como foco. O conceito de economia da experiência, história e cultura reúne atualmente 72 empresas, oito delas já certificadas graças as suas experiências diversificadas para atrair os turistas. “Os participantes se complementam e experimentam o desafio de serem autônomos na ação e interdependentes na missão”, diz a representante do Sebrae, Marisa de Freitas, que ajuda a capacitar e a orientar os empresários de turismo na elaboração de planos de inovação. A meta é ainda fazer com que seus empreendimentos se adequem ao contexto local e ao mesmo tempo encantem aos clientes.

O Tour da Experiência vem capacitando empresários de turismo há pelo menos cinco anos na região da uva e do vinho no Rio Grande do Sul e também em Belém-PA, Bonito-MS, região da Costa do Descobrimento-BA e agora na Região Serrana fluminense com destaque para empresas dos ramos de hospedagem, gastronomia, lazer e artesanato. A divulgação da iniciativa nas redes sociais também tem garantido grande repercussão no eixo Rio-São Paulo e Belo Horizonte, onde estão os nichos de turistas que mais procuram a serra. Só o blog do Tour da Experiência registrou aumento recente de 117% nos acessos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade