Desenvolvimento urbano: Nova Friburgo já conta com um Escritório de Gerenciamento de Projetos

quarta-feira, 27 de junho de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Desenvolvimento urbano: Nova Friburgo já conta  com um Escritório de Gerenciamento de Projetos
Desenvolvimento urbano: Nova Friburgo já conta com um Escritório de Gerenciamento de Projetos

Iniciativa promete agilizar e ampliar a captação de recursos para o município

Amine Silvares

Na noite de segunda-feira, 25, o prefeito Sérgio Xavier e o secretário municipal de Projetos e Obras Especiais, Gustavo Sarruf, lançaram no auditório do Senai o Escritório de Gerenciamento de Projetos, o EGP. O novo órgão será responsável por captar e gerenciar recursos para a criação de projetos e convênios que agilizarão e melhorarão o desenvolvimento urbano, econômico e social da cidade.

A superintendente do EGP-Rio, Dulce Botto, esteve presente durante o evento para falar sobre a criação do EGP no estado e em outras cidades. “Estamos trabalhando no Estado do Rio há cinco anos. Antes não havia diálogo entre os órgãos do governo e o Escritório trouxe essa comunicação. Nós fazemos um mapeamento dos convênios inadimplentes e ajudamos a resolver as pendências”, contou. De acordo com Dulce, as cidades que adotaram o EGP passaram de ter arrecadamento zero até a arrecadar R$ 200 milhões por ano. “Com o órgão também é possível planejar ações preventivas para diminuir problemas urbanos”, destacou.

O secretário Gustavo Sarruf afirmou que a mudança é extremamente positiva e vai criar um mapeamento das necessidades da cidade, fazendo com que a Prefeitura trabalhe de forma proativa na resolução das questões. Segundo ele, “a intenção é criar ações para promover Nova Friburgo e garantir a adimplência do município”. O prefeito falou sobre a importância do EGP para o desenvolvimento de projetos na cidade e contou que, com essa ajuda, muitos problemas antigos poderão ser resolvidos com mais rapidez. “Durante anos, durante muitos governos, deixou-se de fazer um planejamento e por isso estamos atrasados”, completou. Ao fim do evento, Sérgio Xavier e Dulce Botto assinaram o termo de cooperação entre a Prefeitura e o EGP-Rio.

Uma das funções do EGP é organizar e integrar as secretarias para que haja comunicação entre os diferentes setores do governo municipal. O trabalho do EGP será feito através da identificação das pendências do município, capacitação interna, criação de procedimentos e métodos para agilizar os processos, regulamentação do setor e monitoramento dos convênios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade