Prefeito e secretário municipal de Educação recebem representantes do Sepe para reunião sobre possível aumento para servidores do magistério

quarta-feira, 20 de junho de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Prefeito e secretário municipal de Educação recebem representantes do Sepe para reunião sobre possível aumento para servidores do magistério
Prefeito e secretário municipal de Educação recebem representantes do Sepe para reunião sobre possível aumento para servidores do magistério

(SECOM) Representantes do Sindicato Estadual de Profissionais da Educação vêm se reunindo periodicamente com o secretário municipal de Educação, que na última sexta-feira, 15, intermediou uma reunião dos sindicalistas com o prefeito Sérgio Xavier. Cerca de 20 pessoas, dentre representantes do Sepe, do Conselho Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Educação, participaram da reunião na qual uma proposta de aumento de salário para os servidores municipais do magistério foi apresentada ao chefe do Executivo.

Embora haja por parte da Prefeitura total apoio à valorização dos profissionais de educação e às ações que promovam melhorias nas condições de trabalho destes servidores, a preocupação com o aumento é em relação à Lei de Responsabilidade Fiscal que estabelece que os municípios podem comprometer cerca de 50% de seu orçamento com despesas de pessoal.

Hoje a Secretaria municipal de Educação possui gastos com pessoal na ordem de 4,5 milhões de reais mensais, o que representa mais de 70% do orçamento real da pasta. O secretário Ricardo Lengruber defende a incorporação do abono de R$130 ao piso salarial que hoje é de R$740, e, inclusive, já solicitou à Secretaria de Fazenda do município que seja feito um estudo de impacto da incorporação do abono.

O prefeito Sérgio Xavier destacou o desejo que possui de vislumbrar um futuro de esperança para a Educação no município e lembrou que muito tem sido feito neste sentido, destacando a questão da manutenção e aumento do valor do abono para os servidores municipais, o que foi feito durante o seu primeiro mês à frente da Prefeitura, e ainda a recente convocação de 200 aprovados no Concurso de 2007 para suprir a carência de pessoal na rede municipal de ensino.

Ricardo Lengruber, por sua vez, apontou para dois graves problemas enfrentados pela Secretaria de Educação: um orçamento superestimado e a equação salários muito baixos versus carência de pessoal na Rede Municipal de Ensino. Diante de tudo isso e com apoio da secretária municipal de Fazenda, Tânia Trilha, que também participou da reunião, prefeito e secretário se comprometeram a estudar a viabilidade da incorporação do abono ao piso salarial, estabelecendo o dia 3 de julho para nova reunião, quando serão apresentados os números deste levantamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade