Estudantes passeiam pelas belezas da antiga e atual Nova Friburgo

segunda-feira, 18 de junho de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Estudantes passeiam pelas belezas da antiga e atual Nova Friburgo
Estudantes passeiam pelas belezas da antiga e atual Nova Friburgo

Henrique Amorim

Uma inovadora aula da história friburguense foi oferecida, ou melhor, compartilhada essa semana no Centro de Arte, com alunos de cinco turmas do ensino médio dos colégios particulares Nossa Senhora das Mercês e Nossa Senhora das Dores. Os jovens tiveram a oportunidade, não apenas de conhecer, mas apreciar parte das inúmeras belezas naturais de Nova Friburgo e flagrantes da nossa riqueza cultural, na exposição de parte do acervo fotográfico de Osmar de Castro: “Nova Friburgo, ontem e hoje”.

A reprodução das fotos de Castro em imensos painéis de madeira com até dois metros de largura, que retratam em alta resolução verdadeiros cartões-postais locais, encheram os olhos das crianças. De admiração e encantamento. Em cena, a Pedra do Cão Sentado, os bucólicos distritos de São Pedro da Serra e de Lumiar, as corredeiras dos rios de águas cristalinas, as praças Getúlio Vargas e Suspiro, os prédios históricos com suas belezas típicas como o Colégio Anchieta e o Instituto de Educação de Nova Friburgo (Ienf), a antiga Rua Gal. Argollo (atual Avenida Alberto Braune) na época em que o trem maria-fumaça por ali passava, entre tantas outras imagens já conferidas nos últimos 15 dias por cerca de 1.500 pessoas.

Os professores, juntamente com o artista Osmar de Castro—que recepcionou os alunos na visita—discorreram sobre o comportamento da sociedade na época em que as fotografias foram feitas. Castro também contou aos jovens como conseguiu reunir mais de 200 mil imagens em seu acervo digital a partir de pedidos de fotos antigas. “Tudo começou quando eu decidi ter uma fotografia da casa onde vivi na infância, ali na Rua Sete de Setembro e saí à procura. O historiador Raphael Jaccoud me cedeu depois outras fotos e o hobby não parou mais”, contou ele, que até buscou especialização na fotografia devido ao novo ofício. Os estudantes também não hesitaram ao contemplar as muitas belezas friburguenses que eles próprios não conheciam e puderam conferir na exposição que tem a curadoria do multicultural Grupo de Arte, Movimento e Ação (Gama).

Aliás, integrantes do Gama lembram que “Nova Friburgo, ontem e hoje” fica em cartaz até o próximo dia 27, com entrada franca. Grupos de estudantes, acompanhados de seus professores, que quiserem conferir o trabalho de Osmar de Castro, podem agendar visitas através do telefone 2533-1359, inclusive, para horários pela manhã, quando o Centro de Arte poderá ser aberto exclusivamente para recepcionar as caravanas. Assim, os mestres poderão enriquecer as aulas sobre a história e a cultura locais com as fotos do acervo de Castro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade