Pedir alguém em namoro parece coisa das antigas, mas há um certo romance no ritual que faz com que a tradição, por mais ultrapassada que pareça, perdure pelos tempos. Há quem prefira “engatar o automático” e, às vezes, sem perceber, entra num relacionamento sério muito mais pelo tempo do que pela iniciativa do casal. Mas ainda existem os românticos, que acreditam que há um ritual a ser seguido na hora de iniciar um namoro.
Numa época em que o efêmero acabou se tornando mais importante e os jovens escolhem “aproveitar o momento”, o “namoro sério”, como era conhecido antigamente, tem ficado cada vez mais de lado. Já é possível observar um novo perfil do jovem, que tem se focado na área profissional para depois pensar em manter um relacionamento duradouro.
O casal de jovens Isabela Soares e Rafael da Silva se conheceu através de amigos em comum e depois de alguns encontros em grupo começaram a sair sozinhos e cultivar uma amizade. De acordo com Isabela, “depois de três meses de enrolação” seu namorado a levou para o mesmo local onde eles haviam começado a ficar para dizer que havia conhecido uma pessoa especial. “Quando ele começou a falar, já pensei logo numa menina que tinha deixado um recado no Facebook dele. Fiquei com muita raiva, achei que ele estava me enrolando, mas ele disse que a garota era eu!”, conta a jovem, radiante. A conversa triste acabou tendo um final feliz. “Ele me perguntou se eu queria ser a namorada dele. Pulei em cima dele falando que sim, foi bem engraçado”, lembra.
Juntos há nove meses, o casal cultiva o romance. “Ele é muito romântico, meu príncipe encantado. Acho que ele é mais romântico do que eu”, diz a jovem. Alguns valores mudam e até se invertem, mas há certas tradições que perduram ao longo do tempo.
Apesar de alguns valores terem mudado, algumas tradições ainda perduram. No entanto, não é por acaso que muita gente já observou que não se pede mais em namoro. O pedido oficial e tão desejado por muitas mulheres tem desaparecido do vocabulário dos homens. O fato é que as mulheres também mudaram e não aceitam mais se “prender” a relacionamentos. Elas querem estudar, trabalhar, serem independentes e, diante de tanta autonomia, os papéis têm se invertido.
Segundo a estudante de psicologia Amanda Rastrelli, ela até recebe pedidos de namoro, mas lembra que as mulheres estão mais independentes e querem outras coisas na vida além de um namorado, por isso não aceitam os pedidos de namoro. “Parece que deu uma virada, sabe? Os homens estão mais românticos, visando mais esse lado de namorar, de um relacionamento sério. As mulheres estão querendo muito mais trabalhar, estudar e sair”, conta.
“No geral, acho que os valores foram um pouco alterados, mas no fundo as coisas continuam seguindo o rumo natural. As pessoas preferem ficar várias vezes sem sofrer supostamente a pressão de um compromisso sério”, ressalta o jornalista André Coutinho. Para ele, as pessoas que ficam várias vezes não percebem que, ao longo do tempo, já agem exatamente como em um “namoro tradicional”.
Deixe o seu comentário