Nova Friburgo ganha programa de qualificação de jovens do campo

segunda-feira, 04 de junho de 2012
por Jornal A Voz da Serra

O Rio Rural, da Secretaria estadual de Agricultura e Pecuária, e o Instituto Souza Cruz lançaram, na última segunda-feira, 28, em Nova Friburgo, o programa Novos Rurais, para atuar na formação complementar de jovens do campo, com foco na criação de estratégias de diversificação produtiva e comercial.

Na Região Serrana, o projeto está sendo implementado no Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga) para os egressos da instituição, transformando-os em agentes de desenvolvimento rural capazes de agregar valor aos produtos e serviços da agricultura familiar. Foram selecionados seis jovens, de Três Picos, Salinas e Barracão dos Mendes, que serão remunerados com uma bolsa de extensão durante as três fases de desenvolvimento do programa, previstas até dezembro.

No primeiro dia, o assessor técnico regional do Rio Rural, Gerson Yunes, falou sobre desenvolvimento territorial e microbacias, além dos princípios do Rio Rural e do fluxo da metodologia de microbacias e detalhou as etapas do projeto.

Nesta primeira semana os jovens participaram dos dois primeiros módulos de formação, com conteúdos teóricos e práticos voltados para produção, comercialização e empreendedorismo na agricultura familiar. Além disso, elaboraram um projeto de implementação de uma unidade demonstrativa com o respectivo plano de ação.

Filho de agricultores, Pedro Manoel da Silva Paula, 24 anos, de Três Picos, foi um dos selecionados. Formado no Ibelga em 2007, participa ativamente dos encontros da associação de moradores e também das reuniões do Rio Rural. Atualmente é sócio de uma pousada na região e atua, junto à família, no resgate do patrimônio material e imaterial do lugar. “Esse programa vai ser um estímulo a mais aos jovens do 3º distrito. Retomar o contato com a escola onde estudei também vai ser muito interessante.”

As próximas fases serão executadas com recursos materiais e financeiros disponibilizados pelo Novos Rurais. Os agentes serão os responsáveis por colocar em prática suas unidades demonstrativas e, também, por acompanhar o desenvolvimento dos projetos dos alunos regulares do Ibelga, replicando os conhecimentos a todos os estudantes dos ensinos médio e técnico.

Participaram da reunião de abertura do projeto o técnico executor do Rio Rural na microbacia São Lourenço e extensionista da Emater-Rio, José Américo Ribeiro Canellas; o secretário executivo do Ibelga, Nilson dos Santos; os representantes do Instituto Souza Cruz, Helen Janata e Marcos Gaspar; e o membro do Cogem da microbacia São Lourenço, Dirceu Tardem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade