O Cineclube Lumiar exibe neste domingo, 3, “Capitães de Areia”, adaptação cinematográfica da obra de Jorge Amado. Dirigido por Cecília Amado, neta do autor, o longa nacional de 2011 conta a história de Pedro Bala, Professor, Gato, Sem Pernas e Boa Vida—adolescentes abandonados por suas famílias que crescem nas ruas de Salvador e vivem em comunidade no Trapiche junto com outros jovens da mesma idade. Eles praticam uma série de assaltos, o que faz com que sejam constantemente perseguidos pela polícia. Um dia Professor conhece Dora e seu irmão Zé Fuinha, que também vivem nas ruas. Ele os leva até o Trapiche, o que desencadeia a excitação dos demais garotos, que não estão acostumados à presença de uma mulher no local. Pedro consegue acalmar a situação e permite que Dora e o irmão fiquem por algum tempo. Só que, aos poucos, nasce o afeto entre o líder dos Capitães da Areia e a jovem que acabou de integrar o bando. 96 minutos.
O Cineclube Lumiar iniciou suas atividades em 24 de fevereiro de 2008 com intuito de promover o acesso regular a obras cinematográficas, aliando-se à necessidade local de formação de público e desenvolvimento socioambiental da região de Lumiar. Atualmente, as sessões são realizadas todos os domingos ao fim da tarde no Espaço Cultural Casa do Lago, no centro de Lumiar. Sessões ao ar livre e itinerantes também ocorrem no distrito, além de atividades relacionadas ao cinema, como mostras, oficinas e produção de vídeos.
Com apoio institucional do Cinemais Cultura, Ascine-RJ, Casa do Lago, CulturaNF e da Oficina-Escola As Mãos de Luz, a entrada para as sessões é gratuita. 14 ANOS
Deixe o seu comentário