Policiais da Agência de Inteligência (P2), do 11º BPM, prenderam na tarde de quarta-feira, 30 de maio, num sítio da localidade de Rio Grande de Cima, o acusado de tráfico de drogas no Jardim Califórnia, distrito de Conselheiro Paulino, Wanderson Moreira da Silva, o Ratão, 24 anos. Ele já era procurado pela polícia por várias denúncias de tráfico e uma acusação de assassinato ano passado, que lhe rendeu um mandado de prisão preventiva expedido em 23 de agosto de 2011, com a condenação de cinco anos e dez meses de reclusão. Os agentes reservados, através de diligências e informações anônimas passadas ao disque-denúncia do batalhão—2523-4590—, souberam que Ratão passara a noite no sítio e fizeram cerco no local.
Ratão ainda tentou fugir, mas acabou confessando aos PMs seu envolvimento com o tráfico e que, inclusive, aliara-se à facção criminosa Amigos dos Amigos (ADA), em Macaé, e pretendia facilitar a tomada das bocas de fumo do Alto do Floresta, o Morro do Dedé, com a vinda de traficantes daquele município para Nova Friburgo. Para tanto, seriam assassinados os supostos traficantes da facção rival Comando Vermelho, que segundo Ratão controlam as bocas de fumo do Dedé. Ele disse ainda que para a matança seriam escalados pelo menos 20 homens da ADA de Macaé.
Ratão revelou também à P2 que na semana passada trouxera dois traficantes de Macaé para mostrar alguns morros do distrito de Conselheiro Paulino e que as localidades friburguenses seriam abastecidas com cargas de drogas e armas, como pistolas e fuzis de grande impacto, tudo oriundo de Macaé. Ainda segundo o relato de Ratão aos agentes da P2, o forte armamento poderia ser remetido para Nova Friburgo pelo fato de não estar sendo totalmente utilizado em Macaé devido à inibição causada com a implantação de uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) no município litorâneo.
Quando foi surpreendido pela P2 no sítio de Rio Grande de Cima, Ratão não tinha nenhuma droga ou arma. Na 151ª DP, contudo, ele não quis fazer declarações à delegada adjunta, Mariana Magalhães Ferrão, alegando que só irá depor em juízo. Ratão foi transferido para uma unidade carcerária da Polinter no Rio de Janeiro, na manhã de ontem, 31.
Jovem preso com espingarda e material para embalar drogas depois de tiroteio
Ação ocorreu no Alto de Olaria: um adolescente de 16 anos foi encaminhado à Justiça
Numa operação de repressão ao tráfico de drogas na noite de quarta-feira, 30 de maio, no Alto de Olaria, policiais dos Patamos 1 e 2, do 11º BPM, prenderam Fabrício Leandro da Silva, 21 anos, com uma espingarda calibre 12, com seis munições. Na incursão realizada na Rua Xingu houve tiroteio e diversos moradores ficaram assustados e se refugiaram em casa. Pelo menos 170 sacolés plásticos vazios e 70 papéis picados para confecção de papelotes, todos para embalar cocaína, e ainda um prato azul para separação do pó foram recolhidos num escadão. Os PMs chegaram ao local por volta das 20h alertados por denúncia anônima dando conta de grande movimentação do tráfico no bairro.
Após desembarcarem das viaturas em locais estratégicos e permanecerem em tocaia observando a ação do grupo, os policiais esperavam o momento ideal para o flagrante, mas alguns dos integrantes do bando avistaram as viaturas dos Patamos e iniciaram fuga. Fabrício ainda atirou duas vezes contra a equipe do 11º BPM, que revidou. O jovem foi capturado no fim do escadão tentando se esconder atrás de um muro, perto do telhado de uma casa. Um adolescente de 16 anos que estava com ele também foi conduzido à 151ª DP e depois encaminhado pela delegada adjunta Mariana Magalhães Ferrão à Promotoria da Infância e Juventude de Nova Friburgo. Os demais integrantes do grupo que estava em atitude suspeita na Rua Xingu quando os policiais chegaram conseguiram fugir. Fabrício foi encaminhado ontem, 31, a um presídio da Polinter no Rio de Janeiro.
Caminhoneiro de Nova Friburgo fica sem R$ 8 mil em assalto no Rio de Janeiro
O caminhoneiro Joaquim Francisco Mancebo Costa, 54 anos, morador do distrito de Conselheiro Paulino, foi assaltado na tarde da última segunda-feira, 28 de maio, quando passava sob o viaduto de Acari, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Dois homens armados levaram R$ 8 mil e mais documentos.
Joaquim contou aos policiais da 151ª DP, onde registrou o assalto, que os assaltantes estavam numa moto e lhe deram uma fechada, obrigando-o a frear bruscamente. A dupla imediatamente sacou revólveres e o rendeu.
Motociclista morre no hospital após sofrer acidente na RJ-148
Marildo dos Santos Leite, 28 anos, morreu na madrugada de ontem, 31 de maio, no Hospital Municipal Raul Sertã, vítima de traumatismo e diversos ferimentos causados num acidente de trânsito ocorrido pouco depois das 21h de quarta-feira, 30, na RJ-148 (Nova Friburgo-Carmo), próximo ao acesso ao Loteamento Parque Maria Tereza, distrito de Conselheiro Paulino. De acordo com a polícia, Marildo pilotava a moto preta, LPP 8714, e perdeu a direção, caindo na pista.
O motociclista Ramon Coelho Davies, 23 anos, que vinha logo em seguida na pista contrária, pilotando a moto vermelha LNV 6710, não conseguiu frear a tempo e atingiu Marildo. A mulher de Ramon, que viajava na garupa da moto, também caiu e teve ferimentos leves. Ela e Marildo receberam os primeiros socorros ainda no local do acidente e foram levados para o hospital numa UTI móvel do Corpo de Bombeiros. Marildo será sepultado hoje, 1º de junho, em Trajano de Moraes.
Deixe o seu comentário