Um novo distrito?

sexta-feira, 01 de junho de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Um novo distrito?
Um novo distrito?

Leonardo Lima

O centro do sexto distrito de Nova Friburgo passou recentemente por revitalização. Nas principais ruas, os antigos paralelepípedos deram lugar ao asfalto. Já a Praça Lafayette Bravo, principal ponto de referência de Conselheiro Paulino, foi reformulada após uma obra que se arrastou ao longo de um ano. Mas, afinal: o que as pessoas que moram e trabalham no distrito acharam das transformações?

Segundo o taxista Nei do Carmo, as reformas deixaram problemas que incomodam não só motoristas, mas também pedestres. “Não existe nenhum quebra-molas ou redutor de velocidade próximo ao nosso ponto de táxi. Isso aqui virou uma pista de corrida. Outro dia uma senhora foi atropelada. Está muito difícil atravessar por aqui”, diz.

Outro problema apontado por ele são as carretas que manobram próximo aos táxis. “O nosso ponto tem um espaço de terra que, além de levantar muita poeira, nos deixou expostos a veículos de grande porte que vêm da Rua João Alberto Knust. É um espaço perdido. Poderiam pelo menos jogar uma bica corrida nessa terra. Não adianta nem lavar os carros, é muita poeira”, lamenta, para em seguida revelar uma crítica comum de quem frequenta a praça: “As pessoas reclamam que os bancos, por serem de cimento, esquentam muito. Em um dia quente ninguém aguenta ficar sentado. Além disso, não existe nenhuma sombra para poder se esconder do sol”, afirma Nei.

Suas palavras são complementadas pelo morador José Antônio da Silva, que aponta a falta de conscientização de algumas pessoas como empecilho a mais para Conselheiro Paulino. “Infelizmente tem alguns moradores que colocam lixo nas ruas fora dos horários e depositam entulho nas calçadas. Deveria haver uma fiscalização maior para coibir isso. O mesmo acontece nos pontos. Os motoristas estacionam e os ônibus são obrigados a parar no meio da via, interrompendo o trânsito”, aponta José Antônio. “O descaso de alguns é tanto que as lâmpadas da Praça Lafayette Bravo foram furtadas e até hoje não foram recolocadas. Muito embora, se colocarem de volta voltarão a furtá-las”, acredita.

“Uma cidade dentro de Nova Friburgo”

Como ponto positivo do distrito, José Antônio cita a grande variedade de opções do comércio. “Eu costumo dizer que Conselheiro Paulino é uma cidade dentro de Nova Friburgo. Não é preciso sair daqui para nada. Tem farmácias, supermercados, escolas, bancos, casas lotéricas, a UPA [Unidade de Pronto Atendimento] e as principais metalúrgicas do município. Isso sem falar nas inúmeras confecções. Enfim, Conselheiro é mais que um simples distrito”, opina.

Em relação às áreas de lazer, o que se observa é que uma das principais opções dos jovens continua desativada. Desde a tragédia de janeiro de 2011, a direção do Nova Friburgo Futebol Clube aguarda a reconstrução do seu centro de treinamento, que serviu como depósito de terra e entulhos. Enquanto isso não ocorre, o campo comunitário de Conselheiro (o chamado Campo do Pastão) e o Ginásio Alberto da Rosa Pinheiro são algumas das saídas encontradas pela comunidade para a prática esportiva.

Assim como o morador José Antônio da Silva, o auxiliar do ginásio, Damião Anésio Luiz, também aponta a falta de segurança como uma dificuldade a mais enfrentada pela população. “Recentemente a quadra foi roubada, levaram bolas e camisas. O Colégio Rui Barbosa também foi alvo de roubos. Eu fico aqui durante o dia, mas à noite não tem nenhum guarda municipal. Isso poderia ser revisto”, comenta Damião, que informa qual procedimento os interessados em utilizar o ginásio devem adotar. “A pessoa tem que se dirigir até a Secretaria Municipal de Esportes, assinar um termo de compromisso e receber uma autorização. Com essa autorização em mãos, deve vir até aqui e agendar um horário”, explica o auxiliar, exibindo a vasta programação da semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade