Jornalista Zuenir Ventura será homenageado
Sábado passado foi realizada a fase semifinal do Campeonato Infanto-Juvenil de Basquetebol. O torneio atraiu dezenas de torcedores para o ginásio.
No 1° jogo, Modelo x Cobras, a torcida do Modelo empurrou seu time para uma vitória por 1 ponto de diferença, num jogo em que o nervosismo dos atletas impedia a bola de cair na cesta. A torcida do Cobras, sempre presente em todos os jogos, não deixou por menos e enfrentou o duelo incentivando seus jogadores. O placar final foi Modelo 31 x 30 Cobras. Pedro Bianchini e Bryan assinalaram 8 pontos cada um pelo Modelo; pela equipe do Cobras, Leonardo assinalou 10 pontos.
O 2° jogo confirmou a supremacia do líder do campeonato: o Mercês derrotou o Dores por 46 x 34, tendo Matheus Pereira assinalado 18 pontos para o Mercês contra 15 de José Carlos, para o Dores.
No próximo sábado, 2, haverá disputa pela medalha de bronze (3° lugar) entre Dores e Cobras, às 10h. Em seguida, a grande final entre Mercês x Modelo. Está confirmada a presença do ilustre filho de Nova Friburgo, Zuenir Ventura, que entregará ao melhor jogador do campeonato o troféu com seu nome.
O campeonato chega ao fim sem nenhuma infração disciplinar. Não houve uma deslealdade sequer. Estarão presentes ainda Lair Soares Macedo (Salame), para entregar o troféu com seu nome ao campeão; representantes da família de José Maria Coutinho, que entregarão troféu ao cestinha do campeonato, e representantes da família de Ido Rodrigues da Silva, para entregar o troféu de melhor torcida.
A solenidade de premiação será conduzida pelo poeta, trovador e radialista Rodolfo Abbud.
Fusão no futebol está cada vez mais próxima
Ao que tudo indica a fusão Friburguense+Nova Friburgo pode acontecer ainda este ano. O movimento ganha adeptos a cada dia e já existem sócios dos dois clubes pensando em marcar o mais rápido possível uma primeira reunião para discutir o assunto. Desde nossa primeira matéria sobre o tema, publicada em 24 de maio, a proposta de fusão ficou mais objetiva e os homens que comandam o meio esportivo local, principalmente dirigentes dos dois clubes, estão mais sensíveis à questão.
O que está sendo discutido neste momento são as probabilidades de sobrevivência do futebol friburguense: “O Nova Friburgo tem um departamento amador muito bom e está sempre revelando valores. Já o Friburguense tem uma estrutura profissional que indubitavelmente é a melhor da Região Serrana e talvez do Estado do Rio”, afirmou Ney Sampaio, sócio do Nova Friburgo.
Surgiram também esta semana indagações sobre o nome do novo clube, cores, bandeira, hino etc, e detalhes menores que, certamente, em se tratando de um assunto complexo, ainda vai dar muita discussão. “É claro que estes detalhes vão estar sempre na pauta das discussões, mas na minha opinião, quanto ao nome, pode continuar Friburguense que, inclusive, já disputa o campeonato profissional e tem filiação na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. Não podemos perder esta chance”, destacou Dario Salomão, outro ícone do futebol friburguense.
Aquilo que há algum tempo era um tabu e as pessoas sequer falavam, atualmente é o principal assunto entre as rodas de conversas esportivas, justamente porque o futebol globalizado não aceita mais amadorismo. Nesse caso, se a tão decantada fusão acontecer, Nova Friburgo terá um grande clube e com um patrimônio que também será uma fonte de renda.
Além do que, com o departamento amador do Nova Friburgo, que revela valores constantemente, o clube terá jogadores formados na casa como moeda de troca. Há 32 anos, foram formalizadas as duas fusões atuais: Fluminense e Serrano, gerando o Friburguense; e Esperança e Friburgo dando vida ao Nova Friburgo. Naquele momento estava caracterizado que a cidade teria maior rivalidade e que não aconteceria mais fusão alguma, justamente pela força de resistência de associados.
Hoje essa história mudou e mais da metade das tendências contrárias mudaram de posição, porque passaram a ver a fusão como solução, exatamente porque ela vai projetar ainda mais a nossa cidade no cenário nacional e internacional.
Data de início do Campeonato Arena será definida semana que vem
Já está tudo definido para o campeonato de futebol que será realizado no complexo esportivo da Arena.
Todos os jogos serão aos sábados a partir das 18h. Na verdade, serão dois torneios simultâneos, um com atletas acima de 40 anos (nascidos até 1972), e outro com atletas acima de 35 anos (nascidos até 77). Foram convidadas oito equipes de cada faixa etária, que serão divididas em 2 grupos de 4 times.
A data do início e tabela de jogos será definida em reunião no próximo dia 5, terça-feira.
Serão classificados para a semifinal os dois melhores times de cada grupo. A competição terá transmissão da Luau TV e cobertura do jornal A Voz da Serra.
Aberto o Campeonato de Amador da Cascatinha
Foi aberto domingo passado, o Campeonato de Amador da Cascatinha, organizado pela Associação de Esportes de Olaria, Cascatinha e Cônego (Aesport). Os jogos, realizados no Campo do Cascatinha, reúnem oito times: Estrela Nova, Hort Fazenda, Portuguesa, PSG, Renascer, Santa Clara, São Paulo, Unidos do Cônego.
O evento coordenado por Jorge Freiman tem apoio da Secretaria Municipal de Esportes. A primeira rodada teve os seguintes resultados: São Paulo 2 x 1 Portuguesa, Hort Fazenda 1 x 2 Santa Clara, PSG 2 x 1 Estrela Nova.
Tabela do campeonato:
Dia 03 de junho
09h: Estrela Nova x Hort Fazenda
11h: Santa Clara x PSG
13h: Unidos do Cônego x Renascer
Folga: Renascer e Unidos do Cônego
Dia 10 de junho
09h: Renascer x PSG
11h: São Paulo x Estrela Nova
13h: Portuguesa x Unidos do Cônego
Folga: Portuguesa e São Paulo
Dia 17 de junho
09h: Unidos do Cônego x Estrela Nova
11h: Portuguesa x Santa Clara
13h: Renascer x São Paulo
Folga: Hort Fazenda e Santa Clara
Dia 24 de junho
09h: PSG x São Paulo
11h: Hort Fazenda x Renascer
13h: Santa Clara x Unidos do Cônego
Folga: Estrela Nova e Portuguesa
Dia 01 de julho
09h: Estrela Nova x Portuguesa
11h: São Paulo x Unidos do Cônego
13h: Hort Fazenda x PSG
Folga: Renascer e Santa Clara
Dia 08 de julho
09h: Unidos do Cônego x PSG
11h: Santa Clara x São Paulo
13h: Hort Fazenda x Portuguesa
Folga: Estrela Nova e Renascer
Dia 15de julho
09h: Estrela Nova x Santa Clara
13h: Portuguesa x Renascer
13h: Unidos do Cônego x Hort Fazenda
Folga: PSG x São Paulo
Dia 22 de julho
09h30: PSG x Portuguesa
11h30: Renascer x Santa Clara
Folga: Estrela Nova, Hort Fazenda e Unidos do Cônego
Dia 29 de julho
09h30: Estrela Nova x Renascer
11h30: Hort Fazenda x São Paulo
Folga: Portuguesa, PSG, Santa Clara e Unidos do Cônego
As semifinais serão disputadas no dia 5 de agosto, às 9h30: 2° x 3° colocados; 11h: 1° x 4° colocados. Os vencedores disputam a finalíssima no dia 12 de agosto, às 10h e logo depois ocorre a solenidade de premiação dos vencedores.
Deixe o seu comentário