Governo do estado lança campanha de prevenção ao câncer de mama

quinta-feira, 31 de maio de 2012
por Jornal A Voz da Serra

O governo do estado em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia e a Prefeitura do Rio lançou na segunda-feira, 28, a campanha nacional de prevenção ao câncer de mama. A intenção é conscientizar as mulheres brasileiras sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

Com o slogan “Eu amo meus peitos” a campanha foi oficializada no Centro de Diagnóstico por Imagem (Rio Imagem), que oferece exames gratuitos, inclusive a mamografia. Desde a inauguração do equipamento, 10.300 exames deste tipo foram realizados no centro que, em média, atende cerca de cem mulheres diariamente em seu setor de mama.

“Nós estamos na primeira fase que é a de ampliação do acesso ao diagnóstico deste tipo de câncer, mas há uma segunda fase que é tão ou mais difícil que é o acesso ao tratamento. Acho que o nosso grande desafio é dar acesso para que a população possa definitivamente realizar o tratamento adequado em nossas unidades. Estamos falando em salvar vidas, mas também em evitar mutilações. Há um compromisso meu e do secretário de saúde municipal. Solicitei ao Inca e à Fundação do Câncer para que consigamos fazer um mapa de uma rede assistencial de oncologia em todo o nosso estado. E um dos nossos grandes focos será a mulher”, destacou o secretário de Saúde, Sérgio Côrtes.

Estado já realizou 89% do número de mamografias feitas em 2011

A Secretaria de Estado de Saúde tem investido no diagnóstico precoce da doença. Só em 2011, o estado registrou um aumento de 247% no número de exames realizados, em comparação com o ano anterior. Nos quatro primeiros meses de 2012, as unidades estaduais—Hospital Estadual da Mulher Heloneida Studart e Rio Imagem—realizaram 14.849 mamografias. O número representa 89% de todos os exames do tipo realizados no ano passado inteiro (16.607).

Cerca de 50 mil novos casos de câncer de mama são esperados por ano no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), entretanto ações simples como a autopalpação, exame feito pela própria paciente, recomendado para mulheres com menos de 35 anos, e a mamografia, indicado para mulheres com idade acima dos 40, podem reverter este quadro aparentemente assustador.

“O ideal é que não se tenha medo de enfrentar o exame. Ele é rápido e eficiente. O lucro é muito maior do que o incômodo. Fazer o diagnóstico no estágio inicial faz toda a diferença. Recomendamos que dos 40 aos 50 anos as mulheres realizem a mamografia de dois em dois anos e, anualmente, dos 50 anos em diante”, ressaltou a radiologista do Rio Imagem, Maria Luísa Pinero Marsillac.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade