ATÉ O dia 25, Nova Friburgo estará realizando o Fórum Eco Serra, que estará tratando, dentre outros temas ambientais, a prontidão a desastres, um assunto temerário para os governantes do município tendo em vista a tragédia ambiental de 2011 e as suas consequências. Trata-se de encontro de grande importância que deve merecer dos friburguenses uma atenção especial.
OS ASSUNTOS deveriam ter um significado especial em Nova Friburgo, não apenas a lembrança dos ecologistas, do poder público e das entidades ambientalistas. Por seu ecossistema, suas matas e rios, o município tem muito que fazer. Sua economia cresce influenciada pela mata, o turismo floresce à custa das matas; a ecologia pulsa a serviço da mata. Nova Friburgo é destaque porque tem a mata.
TAMANHO patrimônio natural não deve sobreviver sem a devida atenção das autoridades, pois está em risco a vida de milhões de pessoas, que até agora somente assistiram à degradação e espera a tão sonhada solução. Neste contexto situa-se a Mata Atlântica, da qual Nova Friburgo detém uma parcela substancial em seu território.
A PROMOÇÃO do meio ambiente durante esta semana, portanto, é um período conveniente para se discutir e, se possível, começar a fazer o que todos aguardam—medidas de prevenção, proteção e conservação. O que não devemos fazer nós já sabemos. A discussão engloba desde os nossos mananciais de água às florestas, a poluição, a coleta seletiva do lixo, o tratamento de esgoto, como também a educação ambiental e uma nova postura da sociedade frente ao meio ambiente.
A TRAGÉDIA climática de 2011 foi um duro recado para que a população pudesse refletir sobre o meio ambiente e buscar medidas que podem ser feitas a nível individual. As riquezas produzidas nos últimos 50 anos quintuplicaram, os automóveis somam mais de 600 milhões em todo o mundo, e tamanho consumo não permitiu à natureza a renovação das fontes de matérias-primas. É preciso racionalizar enquanto é tempo.
COMO HÁ muito a fazer, é preciso que a população esteja consciente em termos de educação ambiental. Não jogar lixo nas ruas, por exemplo, pode parecer atitude despretensiosa e isolada, porém, se multiplicada por quase todos os habitantes da cidade, fornece excelentes resultados para minimizar o impacto das inundações. É necessário que cada um faça a sua parte para tornar Nova Friburgo uma cidade ambientalmente agradável e com mais qualidade de vida. É o que todos desejam.
Deixe o seu comentário