Parabéns, Nova Friburgo

quarta-feira, 16 de maio de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Parabéns, Nova Friburgo
Parabéns, Nova Friburgo

Cidades nascem sem que se perceba exatamente quando. Elas surgem lentamente. É gente que se junta, que de repente se encontra e fica. E aí, sem que se note, há uma rua e um armazém, uma praça, uma farmácia, uma prefeitura. Comércio, impostos, progresso... O que inventa uma cidade senão a vontade de uma gente?

De Nova Friburgo, diferentemente, sabe-se a data exata de nascimento, porque foi criada por decreto real. A cidade existia mesmo sem gente. Uma terra inventada pela vontade do imperador e a necessidade dos suíços.

Mas há quem conte outra história. Dizem que Deus, quando criou o mundo, criou várias possibilidades de paraíso na terra. Nova Friburgo—com o vale do Bengalas e seus recantos e encantos—foi uma delas.

Para nós, de A VOZ DA SERRA, quem realmente inventou Nova Friburgo foi seu povo: os friburguenses.

Ao longo desses 194 anos, como a água límpida que desce dos mil córregos da serra, desenhando na pele da natureza as curvas silentes de nossos rios, Nova Friburgo foi sendo moldada, pouco a pouco. Uma calçada, uma família que chegou do mar, um alfaiate de um país lá longe, louros cachos, caboclos, um bairro de gente que fala arranhando os erres, aprendendo a falar brasileiro; mais caboclos, matutos, um comerciante da Bahia, mais um, um montão de gente virando Nova Friburgo.

E hoje, nas mãos de cada trabalhador friburguense, empresário, operário, doutor de alguma coisa, camelô, dono de loja, nas mãos de cada friburguense está desenhado o mapa para o paraíso, a rota para o coração de Nova Friburgo, que bate feliz no dia de mais um aniversário.

Nova Friburgo é uma criança na lida do tempo, que apenas começou a andar, e sorri, confiante em seu futuro.

Nova Friburgo é poesia na alma de seus artistas, no corpo de suas montanhas, na festa que as flores celebram sob um céu azul sem igual no mundo. Não há tragédia que nos tire a beleza e a alegria de viver aqui.

Nova Friburgo é futuro no sorriso de cada criança que espelha sua felicidade no vale criado por Deus para guardar um paraíso pelo qual somos nós os privilegiados responsáveis.

Parabéns, Nova Friburgo! Seus filhos, orgulhosos, se deixam deslumbrar por sua singela fortaleza e celebram o amor eterno que temos por você. Nossa cidade, nosso lar, nossa Nova Friburgo.

Angela Pedretti

Editora-chefe de A VOZ DA SERRA

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade