Não bastasse o transtorno de ter que viajar para outro município para fazer o tratamento contra o câncer, pacientes de Nova Friburgo atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estão enfrentando um outro obstáculo na luta contra a doença: a demora no reembolso das despesas com hospedagem e alimentação. É o que revelam alguns doentes que estiveram no último dia 26 na redação de A VOZ DA SERRA para denunciar o problema. “É uma situação humilhante para nós que estamos há meses aguardando o dinheiro”, diz o aposentado Alzemir José Corrêa.
Além da demora no reembolso, Alzemir reclama da burocracia da secretaria de Saúde para protocolar o pedido. “Fazem uma série de exigências para dificultar o pagamento. Um exemplo disso são as notas de despesas com alimentação. Outro dia apresentei algumas com o CNPJ do restaurante e o valor da conta, mas não aceitaram, alegando que a nota tem que ser discriminada. Enquanto isso, vemos uma série de irregularidades na Saúde que estão sendo investigadas pelo Ministério Público”, diz o aposentado, que tem cerca de R$ 3 mil para receber.
A falta de informações sobre a data da liberação do reembolso também é motivo de reclamações. “Toda vez que vou à secretaria me falam que estão pagando o mês de setembro. É sempre a mesma desculpa e nunca chega a minha vez”, diz o pedreiro José Jorge da Silva, morador do Alto do Mozer. Visivelmente cansado de esperar, José também se queixa da precariedade do transporte. “Os veículos não oferecem segurança e passamos um sufoco nessas estradas. Sem contar que às vezes o motorista nos deixa no meio do caminho e temos que terminar o percurso a pé”, afirma ele.
A luta de José e Alzemir é um exemplo das dificuldades enfrentadas pelos pacientes de Nova Friburgo que precisam se tratar contra o câncer pelo SUS em municípios vizinhos. “É um tratamento muito difícil tanto no aspecto físico quanto no emocional. Sem contar que ficamos ainda mais abalados com esse atraso no reembolso de nossas despesas. Conheço pacientes que pegaram dinheiro emprestado para continuar se tratando e estão passando um grande aperto. Por isso decidimos denunciar essa situação à imprensa em busca de uma solução”, finaliza Alzemir.
A redação de A VOZ DA SERRA entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura solicitando uma resposta oficial às denúncias feitas pelos pacientes a nossa reportagem. Até o fechamento desta edição, não recebemos comunicado esclarecendo o motivo da demora no reembolso e as outras queixas como o excesso de burocracia e as deficiências no transporte dos pacientes.
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