MAIS DE 5 milhões de alunos com idade entre 5 e 19 anos que frequentam escolas públicas em todo país participam do programa de Saúde na Escola, do Ministério da Saúde, integrado ao Programa Brasil sem Miséria, que trata, dentre outros aspectos nutricionais, da obesidade de crianças e adolescentes. Estão sendo avaliadas mais de 22 mil escolas públicas em 1938 municípios que aderiram à iniciativa de mobilização.
EM NOVA Friburgo, uma lei criada pelo vereador Marcelo Verly em 2009 obriga os estabelecimentos de ensino particulares e públicos de Nova Friburgo a oferecer uma alimentação saudável como parte do cardápio escolar. A lei compatibiliza as escolas com a dura realidade que já preocupa os pais, mestres e até mesmo os governos—a obesidade dos jovens brasileiros e a falta de cuidados com a alimentação ingerida pelas crianças.
POR FALTA de verbas suficientes, as escolas fazem verdadeiros malabarismos para colocar um prato de alimentação saudável à frente de seus alunos. O dinheiro mal dá para adquirir o básico de uma refeição balanceada, deixando fora do cardápio inúmeros itens que complementariam com qualidade nutricional a alimentação estudantil.
NUMA CIDADE como Nova Friburgo, onde milhares de estudantes dependem da refeição escolar como base de sua alimentação diária, tal carência poderia prejudicar estas crianças e adolescentes no rendimento na sala de aula e na própria formação de sua estrutura física. O problema consegue ser amenizado com a previsão orçamentária extra que o governo costuma adotar para suplementar a alimentação, mas assim mesmo é insuficiente para uma refeição adequada.
SE A MERENDA escolar é realmente a única refeição consistente de muitas crianças das escolas públicas, o problema ganha dimensões cujas soluções não ficam restritas ao próprio governo. Não basta que a solução seja tomada apenas pelos políticos. É preciso um envolvimento comunitário bem maior, utilizando-se a solidariedade como ferramenta de ação para que consigamos superar os baixos índices de desempenho escolar que maculam a qualidade da educação pública no Brasil.
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