Entre os dias 13 e 15 de abril foram oferecidas na cidade de Nova Friburgo oficinas gratuitas de audiovisual ministradas por alunos do curso de Cinema da Universidade Federal Fluminense, abertas ao público jovem, bem como uma palestra sobre Cinema e Educação, ministrada pela professora Eliany Salvatierra, dedicada a adultos e professores. A iniciativa partiu dos próprios alunos da UFF que, após realizar um curta-metragem em Nova Friburgo—intitulado “Debaixo do Céu”—resolveram ampliar o contato do audiovisual com a cidade. Durante o processo os alunos se aproximaram de práticas que visaram exercitar sua criatividade e a técnica acopladas à palestra de cinema e educação, pensando em novas possibilidades do uso do audiovisual no ambiente escolar. Participaram das oficinas alunos das redes pública e privada da cidade de Nova Friburgo.
Aline Mazzarella, uma das realizadoras do projeto, falou sobre a necessidade das trocas entre os alunos participantes: “Uma das coisas mais importantes, talvez, seja o contato com realidades diferentes daquelas já vivenciadas em seus cotidianos. Só assim é possível promover novos intercâmbios de experiências artísticas e de vida.” Ao fim dos cursos foram produzidos quatro curtas de animação em stop motion e um curta em live action. No último dia ocorreu a exibição dos filmes para pais e alunos, que receberam certificados pela participação nas oficinas. Thiago Yamachita, aluno de cinema da UFF e um dos oficineiros, vê na cidade de Nova Friburgo possibilidades de expansão da troca cultural. “Percebemos o entusiasmo dos jovens na criação do audiovisual e a expectativa por projetos futuros. A criação de possíveis grupos de trabalho talvez tenha sido o maior legado das oficinas. Esperamos que este tipo de projeto continue a acontecer e se torne cada vez mais reflexo de uma política cultural voltada a formação artística e de cidadania.”
Contato: cinemafriburgo@gmail ou com Renata Spitz (22) 8809-7419 toutarja@gmail.com e Matheus Peçanha (21) 8715 -7159 pecanha.navarro@gmail.com.
Deixe o seu comentário