(SECOM) Dia 19 de abril é comemorado o Dia do Índio. A data foi criada e decretada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas. Como forma de homenagear esse povo, as escolas da rede municipal de ensino de Nova Friburgo estiveram, durante toda a semana, voltadas para atividades em comemoração a data.
Em conteúdos trabalhados em sala de aula, passeios, exposições e oficinas, o modo de vida dos indígenas, que vivem em aldeias, alimentam-se de raízes, peixes e animais de caça, produzem objetos necessários para sua sobrevivência (como arco e flecha), e costumam pintar seus corpos com tintas extraídas de plantas naturais (como o urucum, de cor avermelhada), foi apresentado aos estudantes.
Na Escola Estadual Bernardo Pacheco, o conteúdo programático das aulas do Ensino Fundamental culminou em uma exposição para toda a escola, e até mesmo o lanche do dia 19 de abril foi festivo e repleto de comidas tipicamente indígenas como cuscuz, pipoca e bolo de milho.
Segundo a diretora da unidade, Marcelle Braune, as datas comemorativas são importantes porque sinalizam fatos históricos e ajudam os alunos a visualizar aspectos importantes dos diversos conteúdos abordados no cotidiano escolar.
Em Lumiar, a Escola Municipal Acyr Spitz marcou a data com um passeio à Oficina Escola Mãos de Luz, onde os alunos puderam conhecer a exposição “Índio Vivo”, e participar de oficinas de dança e brincadeiras indígenas. A Oficina Escola fica na Estrada Vale dos Peões s/nº, Lumiar, onde neste sábado, dia 21, às 10h, será realizada a Oficina “Vivência de danças da natureza e indígenas”, aberta a toda a população.
Deixe o seu comentário