Juliana Scarini
Na próxima quinta-feira, 26, às 19h, a Universidade Candido Mendes (Ucam) realiza no teatro do Nova Friburgo Country Clube a aula inaugural do curso de Música, com a musicista e atriz Via Negromonte. Convidada pelo diretor da Escola Superior de Música e regente da Orquestra Candido Mendes, Francisco Fernandes Filho, Via falará sobre “Vivências no Oriente: Índia, Nepal e Vietnã”. O intuito do evento, aberto ao público, é promover uma noite de conhecimento e integração.
Durante a aula, Via Negromonte se apresentará com o sitar (instrumento indiano de cordas). Ela traz em sua bagagem profissional, no Brasil e no exterior, trabalhos no teatro, cinema e televisão, além da premiada trajetória como cantora. Iniciou sua carreira aos 16 anos de idade, com aulas de balé clássico, música, canto e piano. Em 1979, estreou profissionalmente na Broadway, como Anita, em “West Side Story”, seguindo em musicais como “Mame”, “Gotta Dance” e “Can-Can”.
Após diversos trabalhos no exterior, Negromonte voltou ao Brasil e lançou dois discos, dando continuidade à sua carreira como cantora. Ganhou em 1987 o Prêmio Sharp de Música na categoria pop-rock, com a canção “Preconceito”. Foi premiada como melhor atriz no 22º Festival Guarnicé, de São Luís do Maranhão, por sua atuação em “O Auto de Leidiana”. Também foi considerada melhor atriz no filme “Mães de Chico Xavier”. Negromonte é ainda conhecida pelo seu trabalho como diretora musical e coreógrafa de espetáculos como “Os Ciganos”, “Grande Sertão: Veredas”, entre outros.
Meditante e iogue há vários anos, a artista lançou recentemente o CD “Pryamantra” (canto adorado), onde é criado um ambiente musical propício ao relaxamento físico, mental e espiritual. Seu objetivo, afirma, é oferecer a todos a oportunidade de partilhar desse universo especial e harmonioso que é o campo unificado pela consciência do divino e a arte, em especial a música.
“O que me encanta neste trabalho é a força contida nos mantras que, uma vez pronunciados na métrica apropriada, nos traz a luz da consciência de unidade e da infinitude do ser”, ressalta.
Para a coordenadora do curso de Música, Margareth Fahah, não foi por acaso a escolha de Via Negromonte, já que a artista tem vasta experiência profissional. Ela lembra ainda que todas as aulas inaugurais da Ucam são muito bem planejadas, pensando sempre em trazer palestrantes que tenham muitos atrativos e que despertem o interesse dos alunos e do público em geral.
“É muito importante para a universidade a realização dessa aula inaugural. A instituição sempre se preocupa em proporcionar eventos interessantes para os alunos e, desde o início, quando a Via Negromonte foi convidada, o diretor Roosevelt Concy logo se prontificou e está ajudando a transformar esta aula num grande evento”, contou Margareth, agradecendo o apoio do diretor e do professor Francisco Fernandes Filho.
“O intuito de realizar este evento no Country Clube é justamente abrir um espaço para a comunidade e todos que admiram o trabalho da artista. Com vários CDs lançados, as pessoas interessadas e praticantes da ioga também vão gostar da palestra”, finaliza Roosevelt.
A Escola Superior de Música
A Escola Superior de Música da Universidade Candido Mendes é a primeira e única escola de ensino superior de música do interior do estado. A iniciativa de criar o curso superior de música partiu do pró-reitor, Alexandre Gazé, que alimentou o sonho do maestro e professor Francisco Fernandes Filho de um dia oferecer o ensino superior de música na cidade. Em 2011, o curso foi um dos mais procurados na instituição.
Além do ensino superior de Música, a Ucam oferece diversas oficinas musicais a preços bastante acessíveis, como violão, violino, piano, flauta, oboé, clarineta, baixo, canto coral, teoria musical, teclado, entre outros. A idade é outro diferencial: dos 8 aos 80 anos. Além disso, as aulas podem ser individuais ou em grupo.
Deixe o seu comentário