Audiência sobre direitos dos animais reúne entidades e ativistas na Câmara Municipal

sexta-feira, 20 de abril de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Audiência sobre direitos dos animais reúne  entidades e ativistas na Câmara Municipal
Audiência sobre direitos dos animais reúne entidades e ativistas na Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Nova Friburgo ficou movimentada na noite da última quarta-feira, 18. Tudo por conta da audiência pública sobre os direitos dos animais. A sessão foi aberta com a leitura da Declaração Universal dos Direitos dos Animais, proclamada em 1978 em assembleia da Unesco e que propõe o tratamento digno aos animais.

Em seguida, a coordenadora do Projeto Amicão & Amicat, Celina Müller, fez um balanço do trabalho da instituição, iniciado em março do ano passado para amparar os animais vítimas do evento climático de 12 de Janeiro. Celina, que atualmente cuida de 110 cães, propôs a criação de uma Delegacia de Proteção Animal na cidade e a reativação da Coordenadoria de Bem-Estar Animal. Ela também sugeriu a implantação de uma clínica itinerante para percorrer os bairros e castrar preferencialmente as fêmeas, o que contribuiria para reduzir o número de animais abandonados nas ruas. Segundo Celina, as gerações de uma cadela que tem duas ninhadas por ano resultam em cerca de 60 mil descendentes diretos em sete anos.

A representante da Companhia dos Bichos e da Natureza (Combina), Cecília Bevilacqua da Matta, também ressaltou a importância de um serviço de castração nos bairros mais afastados para atender à população de baixa renda. Ela aproveitou a sessão para fazer uma grave denúncia sobre a situação dos cavalos no município—revelando que muitos trabalham doentes ou são cruelmente mortos para a produção de carne seca.

Canil municipal e identificação eletrônica de cães e gatos

A criação de um canil municipal foi outra reivindicação feita pelos participantes da audiência. Segundo eles, não se pode resgatar cães vítimas de maus-tratos sem dispor de um espaço para abrigá-los temporariamente. Isso porque os animais passariam pelos cuidados de um veterinário responsável e seriam encaminhados posteriormente para adoção.

Outras propostas lançadas durante a sessão foram a criação de um Conselho Municipal de Defesa e Proteção dos Animais—com aval deliberativo—e a implantação da Promotoria de Defesa dos Animais em Nova Friburgo. Também foi sugerida a implantação da identificação eletrônica por meio de microchip de todos os cães e gatos do município.

A sessão contou com a presença de representantes da Prefeitura, do 6º GBM e da ativista Edna Maria Telles, que percorre todo o país na luta pelos direitos dos animais. Entre os vereadores, participaram Pierre Moraes, Cláudio Damião, Marcos Medeiros e Edson Flávio, que propôs a audiência. Várias autoridades convidadas não compareceram ao debate, o que frustrou alguns participantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade