No feriado passado houve um princípio de incêndio em um apartamento, felizmente percebido a tempo pelos vizinhos (mesmo sendo no início, foram necessários 9 extintores para debelar o fogo). Fica o alerta.
O morador cometeu um erro que muitos cometem: deixar o laptop ligado, juntamente com vários outros equipamentos, sobre uma toalha de mesa revestida de plástico, com outros materiais inflamáveis próximo a ele—ou seja, armou uma bomba-relógio e saiu. O computador e o carregador devem ter esquentado, o calor transferido à toalha de mesa e, como não tinha ninguém na casa, começou o fogo. Os bombeiros, que só chegaram depois de tudo apagado, disseram que se o fogo tivesse se alastrado, não teriam muito o que fazer, devido à altura do apartamento.
Então, cuidado com carregadores em geral (laptops, celulares, etc.) que por natureza dissipam calor quando estão em uso. Evitem deixá-los ligados durante a ausência de casa ou do trabalho e, caso seja imprescindível, deixem-no sobre superfícies não inflamáveis (bancadas de pedra ou até sobre o piso cerâmico, sem nada que possa propagar fogo por perto). Não deixar carregando sobre a cama. Há coisas que pensamos que nunca acontecerá conosco, mas que acontecem.
Deixe o seu comentário