O álbum Homem do Interior, da Banda Israel, acaba de chegar. Gravado em 2011, o público friburguense já aguardava a chegada de mais 12 canções inéditas e inovadoras. O projeto foi minuciosamente construído e desenhado pelos oito componentes. Segundo o intérprete da banda, Bruno Pirozi, a banda está mais madura e ousada. “Criamos uma identidade própria. Sentamos, discutimos e estudamos o formato da mensagem. Depois, fomos criando nossos arranjos, sempre pelas nossas referências musicais. Buscamos não sair de um estilo”, afirmou.
A banda Israel pertence à Paróquia de São Cristóvão Mártir, em Mury, e atua na Igreja Sagrada Família, em Varginha. Está na estrada há 17 anos e já gravou três álbuns. Pela primeira vez, o grupo trabalhou com um produtor. Em 2007, lançou o disco “Canção do Amor de Deus” e em 2009, o DVD e o CD “Te dou Adoração”, ao vivo. A banda já vendeu mais de dez mil cópias em toda a Diocese de Nova Friburgo, sendo sempre carinhosamente acolhida pelos sacerdotes, movimentos leigos e pelo bispo Dom Edney.
O som tem a levada da sanfona com a estridência da guitarra, que garantem às músicas um estilo totalmente brasileiro—o forró nordestino que, sem perder o peso dos acordes da guitarra, captura o peso do rock. É uma homenagem ao povo que mesmo diante das dificuldades leva a religiosidade católica enraizada em sua cultura. “Estamos falando das pessoas simples que vivem nas mazelas do Brasil e do descaso da administração pública. Estas pessoas que sofrem com a seca no sertão, dormem nas calçadas e vivem nos subúrbios à espera de algo novo. Os mesmos que não perdem as esperanças e caminham nas procissões das igrejas, praticam suas novenas e cultivam suas promessas, na certeza de serem assistidos por Deus”, afirma Bruno.
De todas as músicas, somente uma não foi composta pelos irmãos Bruno e Francisca, a Franca—“Amanhecer”, de Dalmo Latini, que retrata o cenário do povo desassistido pelas desigualdades sociais. “Somos seguidores de Cristo e é para ele que evangelizamos. Ir ao encontro dos mais necessitados é um pedido de Deus. Jesus veio para os pobres e para os miseráveis. Anunciamos o evangelho, mas também denunciamos o erro social. É um disco desafiador”, explica Francisca.
O lançamento está previsto para o início de maio e contará com cerca de 300 convidados. Nos vocais, Solange Leal, Francisca Pirozzi e Bruno Pirozi; nas guitarras, Saulo Almeida e Luan Schenck; no teclado, Patricia Velozo; na bateria, Paulo Junior; e no contrabaixo, Victor Leal.
Outros projetos
O grupo já foi convidado a fazer uma turnê em Portugal no ano que vem e está buscando patrocínios e parcerias para o evento. Ainda há convites para cidades do Espírito Santo, Bahia e Pará. Este ano, a produção da banda quer lançar o site oficial, mas por enquanto utiliza o blog www.bisrael.blogspot.com. Nos dias 26 e 27 de maio, a banda lançará seu disco no município de Carmo, Vicariato Norte da Diocese de Nova Friburgo, com a presença do grupo Revolução Jesus, da TV Canção Nova. Ainda tocará no aniversário de 15 anos do Cenáculo com Maria, organizado pela Renovação Carismática Católica, que promete grandes atrações.
Para gravar o CD, a Banda Israel contou com a parceria da Stam, que acreditou no trabalho e na missão de levar aos mais necessitados palavras de conforto e esperança.
Deixe o seu comentário