Lentidão das obras em Conselheiro gera vários transtornos à comunidade

sexta-feira, 30 de março de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Lentidão das obras em Conselheiro  gera vários transtornos à comunidade
Lentidão das obras em Conselheiro gera vários transtornos à comunidade

Flávia Namen

Um grande canteiro de obras. É o que se transformou o distrito de Conselheiro Paulino, que está repleto de placas, máquinas e operários trabalhando nas principais avenidas e ruas do distrito. Em ritmo lento, as obras de asfaltamento e modernização das galerias de águas pluviais vêm trazendo uma série de transtornos para quem mora ou trabalha na região, conforme constatou a equipe de A VOZ DA SERRA em reportagem realizada na última segunda-feira, 26.

Os engarrafamentos são a principal queixa da comunidade, principalmente de quem precisa ir ao centro da cidade em determinados horários, como no início da manhã. Os congestionamentos têm sido frequentes e exigem uma boa dose de paciência dos motoristas. Quem depende do transporte coletivo tem sofrido ainda mais, já que a lentidão do tráfego vem acarretando atrasos constantes nos horários dos ônibus. “A situação melhorou um pouco desde o carnaval, mas ainda está bem complicado e não vemos nenhum agente da Autran para ajudar a organizar. Sem contar que estamos sofrendo com a poeira e a desordem que tomou conta do bairro. Conselheiro está muito abandonado e ainda sofre as consequências da catástrofe. Trabalho em Córrego Dantas onde, por incrível que pareça, a situação está melhor do que aqui”, diz Roosevelt Fonseca, que há 15 anos reside no distrito.

As obras também estão prejudicando quem trabalha em Conselheiro. “O movimento do comércio caiu bastante com essa confusão nas ruas. Os trabalhos estão muito lentos e daqui a pouco vão merecer um bolo com velinhas”, atesta Romeu de Abreu Alvim, comerciante antigo do bairro. O taxista Ney do Carmo engrossa o coro dos descontentes: “Estamos praticamente sem ponto de táxi e vários colegas não estão nem vindo trabalhar. Outro dia uma passageira acabou se machucando ao tropeçar em alguns paralelepípedos soltos. O centro comercial de Conselheiro também acabou e está sem nenhum movimento. Sei que esses transtornos fazem parte das obras que trarão melhorias para o bairro, mas os trabalhos estão muito lentos”, afirmou ele, morador há mais de 20 anos do distrito.

Bancos de cimento da Praça Lafayette Bravo são também alvo de críticas

As obras de revitalização da Praça Lafayette Bravo Coutinho são outro alvo de queixas da comunidade. Além da demora na conclusão dos trabalhos, alguns detalhes da reforma estão merecendo muitas críticas. “Onde já se viu colocar bancos de cimento em uma praça que não é arborizada... Fica impossível de se sentar ali nos dias de sol forte”, reclamou um aposentado que preferiu não se identificar. O taxista Ney do Carmo também desaprova os novos bancos. “Acho um absurdo construir esse tipo de banco em um espaço que não tem sombra. A prova de que foi um erro é que dificilmente vemos alguém sentado ali”, disse ele.

A lentidão dos trabalhos também tem prejudicado quem costuma caminhar pelas ruas do distrito. Em alguns trechos, é preciso dividir espaço com manilhas, paralelepípedos amontoados e até mesmo máquinas trabalhando. “Está muito difícil essa situação. Desde a catástrofe, estamos abandonados e relegados a segundo plano. Essas obras já deveriam ter acabado e estão prejudicando o nosso dia a dia”, disse uma dona de casa que não quis se identificar.

Em função das obras, a reportagem do jornal verificou alguns perigos nos principais pontos do distrito como nas Avenidas Thurler e Clarindo da Rosa Teixeira. Além de bueiros sem tampa que são uma armadilha para os pedestres, há várias poças d’água que podem se transformar em criadouros do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue. O risco vem preocupando muitos moradores, principalmente porque vários casos da doença já foram notificados este ano no município.

Transtornos à parte, a comunidade de Conselheiro Paulino anseia pela conclusão imediata das obras. Foi o que constatou a equipe de reportagem durante a realização desta matéria. Muitos foram os apelos para que os trabalhos sejam logo finalizados, fazendo com que a rotina do distrito seja retomada e os engarrafamentos diminuam.

Prefeitura esclarece sobre Conselheiro Paulino

“A Prefeitura de Nova Friburgo tem conhecimento dos problemas no Distrito de Conselheiro Paulino e está empenhada em solucioná-los. O governo municipal, visando a melhoria para aquela comunidade, agradece, mais uma vez, a compreensão das pessoas que necessitam transitar por aquela área, pois toda obra causa transtornos, mas, posteriormente, benefícios.

Em relação aos problemas relativos ao trânsito, segundo o superintendente da Autran, Rubem Braga, uma equipe da autarquia será enviada ao distrito ainda nesta semana para avaliar a situação e tentar manter um agente para o atendimento mais imediato até a finalização das obras.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade