Programa Produtor de Águas termina com “chave de ouro”

quinta-feira, 29 de março de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Mais de 350 pessoas participaram das oficinas realizadas nos distritos de Lumiar, São Pedro da Serra e Mury

A temporada de oficinas do Programa Produtor de Águas (PPA), desenvolvido pelo CBH Macaé e das Ostras em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), destinado a produtores rurais do distrito de Lumiar, São Pedro da Serra e Mury, terminou com “chave de ouro”.

No dia 24 foram realizadas as últimas oficinas. Sendo uma em Macaé de Cima e a outra em Lumiar. Entre os temas abordados, podemos ressaltar: Legislação ambiental e modelos e métodos de cálculos para pagamento de serviços ambientais em água; Conceito de uma Bacia Hidrográfica; O que é um Comitê de Bacia Hidrográfica; A Lei das Águas e suas importantes funções para a preservação da harmonia entre os interesses do Poder Público; e Usuários - Empresas e Autarquias fornecedoras de Águas e a Sociedade Civil.

O programa que tem como objetivo assegurar condições para o Pagamento por Serviços Ambientais em Água (PSA), voltado à proteção dos recursos hídricos das bacias dos Rios Macaé e das Ostras, foi realizado nos dias 10, 17 e 24 deste mês e contou com a presença de mais de 350 participantes.

Durante estes três dias, muitas autoridades marcaram presença, entre elas, o pró-reitor do Instituto Federal Fluminense de Macaé, José Augusto Ferreira da Silva, a diretora de Trabalho e Extensão e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Petróleo, Energia e Recursos Naturais do Instituto Federal Fluminense de Macaé, Maria Inês Paes Ferreira, o presidente do CBH Macaé e das Ostras, Affonso Henrique de Albuquerque Junior, o secretário do Ambiente de Macaé, Maxwell Vaz, o gerente de Uso Sustentável de Água e Solo, Devanir Garcia dos Santos, da Superintendência de Implementação de Programas e Projetos da ANA, a especialista em recursos hídricos da ANA, Juliana Freitas, a representante do Consórcio Macaé e das Ostras, Juliana Torres, o presidente da Associação de Agricultores Familiares de São Pedro da Serra e Adjacências, Jailton Barroso, a representante da Associação de Apoio ao Colégio José Martins da Costa, Virginia Villas Boas Sá Rego, entre outros.

O PPA conta com o apoio da Unesco, Banco Mundial, governo federal, através da ANA, Proaguas do MMA e IFF de Macaé, Governo do Rio de Janeiro, através do Inea, Rio Rural e Emater-Rio, prefeituras municipais de Nova Friburgo e de Macaé, bem como, da Petrobras e das ONGs CECNA, Instituto Bioacqua, Ass. Colégio E.J.M. da Costa, Pequena Semente, OADS e SOS Praia do Pecado de Macaé. A organização do lançamento do Programa, assim como das Oficinas, ficou a cargo da empresa friburguense WN Resource.

Em breve o Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Macaé e das Ostras e a Agência Nacional de Águas darão início a novas ações nas localidades de Lumiar, São Pedro da Serra, Macaé de Cima, Rio Bonito e adjacências.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade