O marketing de permissão

quinta-feira, 29 de março de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Ouvimos pessoas reclamando que recebem ligações telefônicas de empresas que oferecem produtos de diversas origens. Essa técnica de abordagem é chamada de telemarketing ou por televendas. Quando não é aplicada corretamente, torna-se uma prática que incomoda as pessoas em empresas e residências.

São ligações sem autorização que proliferam como um método da empresa realizar suas vendas. Tal como ocorre com o spam, que lota nossas caixas de e-mail com ofertas de todos os tipos e que reduzem a privacidade das pessoas. Outra forma invasiva, e mais antiga, é a empresa fazer a oferta de vendas por carta, que é chamada no marketing de mala-direta e que entopem as caixas de correio. Em grande parte desses casos existe a pessoa que vende listas e os que compram listas de endereços e telefones.

Porém, há mais de 15 anos, os profissionais de marketing passaram a utilizar o MKT de permissão para fugir desse tipo de transtornos que irritam o consumidor e causam reclamações por essa invasão de privacidade.

Para aplicar o MKT de permissão é preciso que a empresa em primeiro lugar exponha seu nome e endereço em algum tipo de publicidade para que as pessoas interessadas no produto ou serviço façam contato. É uma técnica do marketing estratégico mais indicado para que não ocorra a oferta de surpresa ao consumidor, já que a iniciativa do contato ocorre por vontade e decisão do comprador.

De forma prática, foi esse método que utilizei para montar o meu plano de ação para divulgar a pós-graduação Uerj em gestão empresarial, que está prevista para iniciar as aulas em abril em Nova Friburgo. O meu projeto de trabalho teve como objetivo unir a famosa marca Uerj e associar ao nome Aloisio Pombo, que é conhecido na região por muitos ex-alunos universitários. O principal veículo de mídia utilizado foi a web através de artigos que foram escritos versando sobre temas envolvendo as principais disciplinas da pós-graduação conforme informações disponíveis no site www.instituto-internacional.org, bastando que a pessoa clique para navegar e se informar sobre o MBA.

Contei com a ajuda de um grande número de amigos e alunos que ajudaram a plotar os artigos na web, através de instituições de forte credibilidade como o jornal A Voz da Serra, Luau TV, CRA-RJ, Acianf, Uerj-IIE e outros.

Desde os primeiros artigos publicados e cartazes distribuídos comecei a receber pedidos de informação por e-mail e por telefone. É assim que se aplica o marketing de permissão. Outro forte grau de liberdade é que é a pessoa que acessa o site e faz a sua inscrição.

Caro leitor, esse artigo é mais uma contribuição que ofereço aos gestores para que o comércio no Brasil se aperfeiçoe e que o consumidor se sinta respeitado.

Aloisio Pombo, MSc. é administrador e professor universitário. Contato: 8829-7835 - mova@aloisiopombo.com.br e www.aloisiopombo.com.br

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade