Prefeito participa como diretor do TG
(SECOM) O Tiro de Guerra 01-010 de Nova Friburgo realizou na manhã de 23 a solenidade de matrícula dos 40 atiradores de 2012, comandada pelo chefe da instrução, sargento Anderson Bispo. Participaram também o tenente Jason Carlos Munhé, delegado da 4ª Delegacia do Serviço Militar, o prefeito Sérgio Xavier—diretor do TG—, acompanhado de secretários; familiares e amigos dos atiradores.
O tenente Jason fez a entrega simbólica de um dos uniformes dos atiradores, que se retiraram para a sede do TG, a fim de se trajarem para o restante da solenidade. Enquanto isso, cabos e alguns atiradores da turma de 2010 (em 2011 o TG não funcionou em função do ocorrido em janeiro) receberam o Diploma de Honra ao Mérito pela conduta exemplar durante o ano.
Já com os atiradores de 2012 novamente formados e uniformizados, foi executado o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida o sargento Bispo fez seu pronunciamento, falando da sua mais grata satisfação pela volta das atividades do TG, que assim reage às dificuldades e dá a volta por cima, fazendo a matrícula de 40 jovens, que aprenderiam o amor à Pátria e conheceriam a fundo o município em que vivem. O chefe da instrução disse ainda que, em dezembro, o TG entregará à comunidade homens conscientes de seus direitos e deveres, como cidadãos integrados à sociedade que pertencem e que integram uma das instituições de maior credibilidade no Brasil, o Exército.
Durante a solenidade, o cabo Esteves, primeiro lugar no Curso de Formação de Cabos de 2010, entregou o distintivo do TG ao atirador 01—Leal—, marcando o início do ano de instrução. Ele foi seguido pelas madrinhas que entregaram o distintivo aos demais atiradores.
O secretário municipal de Ordem Urbana, Hudson de Aguiar Miranda, discursou na solenidade, relembrando seu ingresso na Academia de Polícia, onde aprendeu muito, e falou dos esforços do prefeito Sérgio Xavier na manutenção da sede do TG, que estava com atividades paralisadas desde janeiro de 2011.
Para o prefeito Sérgio Xavier, aquela era uma manhã importante pelo resgate da história de Nova Friburgo, referindo-se à sede do TG, situada na Praça do Suspiro, muito afetada pelas chuvas de janeiro de 2011. Dirigindo-se aos atirados, disse que entravam no TG como meninos e sairão homens, conscientes do amor à pátria, no mês de dezembro, com a alegria do dever cumprido.
O prefeito falou dos 102 anos do Tiro de Guerra, um marco na história de Nova Friburgo, e prestou sua homenagem às personalidades friburguenses que passaram ao longo desse tempo pelo TG, hoje chefiado pelo sargento Bispo, frisando que ele resistiu, superou as dificuldades e buscou apoio para garantir as atividades do TG. Sérgio Xavier disse ainda esperar que, em breve, o TG possa voltar a ter o número de atiradores três vezes maior como antes.
Sob o olhar das autoridades civis e militares presentes, familiares e amigos, os atiradores fizeram o tradicional “fora de forma”, marcando o encerramento da solenidade.
Deixe o seu comentário