(Secom) O subsecretário de Ordem Urbana e comandante da Guarda Municipal de Nova Friburgo, André Luis Santos, ministrou a primeira palestra do projeto intitulado “Cultura da Paz”, que tem como objetivo complementar a Ronda Escolar, implantada após a criação da Secretaria de Ordem Urbana.
A primeira palestra aconteceu na Escola Municipal Dante Magliano na quinta-feira, 22 de março, denominada “Cidadania, Paz e outros papos”. A iniciativa conta com o apoio integral do prefeito Sérgio Xavier e do secretário municipal de Educação, Ricardo Lengruber, que são os maiores incentivadores das atividades complementares nas escolas. Na ocasião, esteve presente também o secretário de Ordem Urbana, cel. Hudson de Aguiar, que ressaltou a satisfação da parceria entre as secretarias de Ordem Urbana e Educação.
A palestra foi realizada na biblioteca Dr. Manoel Bastos da Silva Moreira, para aproximadamente 80 alunos do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano. A participação dos alunos foi ativa, graças à metodologia de interatividade utilizada pelo palestrante André Luis.
O cel. Hudson de Aguiar iniciou a palestra dizendo sobre a importância da compreensão da noção de cidadania, que compreende direitos e deveres de cada um para com a sociedade em que vivemos. “Somente assim, entendendo que temos o direito de sermos respeitados pelo próximo e a importância disso em nossa vida é que o jovem pode avaliar o quanto é importante respeitar também o direito do próximo”, disse se dirigindo aos jovens, que são o futuro do país.
André Luis iniciou sua fala falando sobre cidadania, onde começam os direitos de cada um e seus deveres. “A nova gestão da Guarda Municipal provocou uma verdadeira reformulação de suas ações, e a ronda escolar é uma dessas iniciativas implantada atualmente em Nova Friburgo. Como braço de segurança do poder público municipal, cabe a nós exercer, diretamente, a missão conferida pelo estatuto da infância e da adolescência, que é proteger nossos jovens, muitas vezes deles mesmos. Garantindo a segurança e a paz na escola estamos cumprindo essa missão.”
A palestra durou cerca de uma hora e foi divida em vários temas, entre eles: Paz, Cultura de Paz, Direitos da Criança e do Adolescente, Conflitos, Violência, Crimes, Contravenções e Atos Infracionais mais comuns nas escolas, Bullying, Preconceito, Discriminação, Droga e Vício.
O comandante da Guarda Municipal, André Luis, estimulou os alunos, respondendo as perguntas a todo o momento, o que criou dinâmica e interesse por parte dos alunos, como relatou o diretor da E.M. Dante Magliano, o professor Cláudio Pires Cardoso.
Os temas que mais movimentaram opiniões foram os sobre conflitos e bullying. Alguns alunos até apresentaram suas queixas em relação a alguns colegas e a prática da cultura de paz foi iniciada com a resolução ao vivo, durante o evento, desses pequenos conflitos.
André Luis informou que o “bate-papo”, como intitulou, está disponível para escolas da rede pública e privada, sempre compreendendo, preferencialmente, os alunos maiores de 12 anos e que basta enviar ofício à Guarda Municipal que será agendada a visita.
O projeto “Cultura da Paz” terá execução continuada como a Ronda Escolar e objetiva auxiliar na criação de uma sociedade pronta para evitar o conflito e a violência enquanto exerce a cidadania. Afinal, cidade segura, segundo a equipe da Ordem Urbana, não é a cidade mais policiada, mas aquela em que se comete menos crimes.
Deixe o seu comentário