Oficinas do Programa Produtor de Águas tiveram resultado mais que esperado

sexta-feira, 23 de março de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Evento realizado em São Pedro da Serra e Santa Luzia reuniu um grande número de participantes

No último sábado, 17, duas oficinas do Programa Produtor de Águas (PPA)—desenvolvido pelo CBH Macaé e das Ostras em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA)—foram realizadas na localidade de São Pedro da Serra e Santa Luzia. O evento reuniu produtores e proprietários rurais dos distritos de Lumiar, São Pedro da Serra e Mury.

Durante as oficinas, temas como legislação ambiental e modelos e métodos de cálculos para pagamento de serviços ambientais em água foram abordados. Além disso, os participantes assistiram a palestras que tiveram como temas o “Conceito de uma Bacia Hidrográfica”, “O que é um Comitê de Bacia Hidrográfica”, “A Lei das Águas” e suas importantes funções para a preservação da harmonia entre os interesses do poder público, e “Usuários —Empresas e Autarquias fornecedoras de Águas e a Sociedade Civil”.

O programa tem como foco assegurar condições para o Pagamento por Serviços Ambientais em Água (PSA), voltado à proteção dos recursos hídricos das bacias dos Rios Macaé e das Ostras.

Entre as autoridades presentes, estavam o presidente do CBH Macaé e das Ostras Affonso Henrique de Albuquerque Junior, a diretora de Trabalho e Extensão e Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Petróleo, Energia e Recursos Naturais do Instituto Federal Fluminense de Macaé, Maria Inês Paes Ferreira, o presidente da Associação de Agricultores Familiares de São Pedro da Serra e Adjacências, Jailton Barroso, a representante da Agência Nacional de Águas, Juliana Freitas, o secretário do Ambiente de Macaé, Maxwell Vaz, e a representante da Associação de Apoio ao Colégio José Martins da Costa, Virginia Villas Boas Sá Rego.

O PPA conta com o apoio da Unesco, Banco Mundial, governo federal, através da ANA, Proaguas do MMA e IFF de Macaé, Governo do Rio de Janeiro, através do Inea, Rio Rural e Emater-Rio, Prefeituras Municipais de Nova Friburgo e de Macaé, bem como, da Petrobras e das ONGs Cecna, Instituto Bioacqua, Ass. Colégio E.J.M. da Costa, Pequena Semente, Oads e SOS Praia do Pecado de Macaé.

Essa é uma realização do CBH Macaé e das Ostras, em parceria com a ANA. O evento também conta com o importante apoio do Instituto Federal Fluminense de Macaé, representado pelo pró-Reitor da instituição, José Augusto Ferreira da Silva.

Os interessados em obter mais informações deverão entrar em contato através do número 22 9717-3045. O próximo evento será sábado, 24, às 9 horas da manhã, em Macaé de Cima. Em seguida haverá o tradicional almoço para os 50 primeiros participantes. A segunda oficina do dia será realizada às 16 horas, em Lumiar, no Galpão da Ação Rural, seguido de jantar também para os primeiros cinquenta participantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade