Na última quinta-feira, 15 de março, o prefeito Sérgio Xavier formalizou a adesão do município ao Consórcio Intermunicipal da Região Leste Fluminense (Conleste), que visa fomentar o desenvolvimento regional da área de impacto do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj).
O Conleste conta agora com Nova Friburgo, que passa a ser o 15º município do consórcio. A instituição representa um avanço no propósito de gestão integrada e, ao mesmo tempo, é um desafio adicional para o compartilhamento das negociações e decisões sobre as ações a serem implementadas no âmbito do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro.
Para a formalização da adesão ao consórcio, o prefeito Sérgio Xavier recebeu o prefeito de Tanguá, Carlos Pereira, presidente do Conleste, que tem como um dos principais objetivos administrar as futuras verbas destinadas ao Complexo Petroquímico. Ele lembrou que Nova Friburgo está a apenas 80 quilômetros de Itaboraí, sede do Comperj.
Além da formação de mão de obra local, também estão previstas construções de escolas e universidades e desenvolvimento de pontos comerciais, polos gastronômico, metal-mecânico e de confecções, do turismo de negócios e de aventura, assim como serviços de um modo geral.
A Câmara Municipal de Nova Friburgo sugeriu, em 2007, que o município aderisse ao Conleste, mas as gestões municipais anteriores não fizeram qualquer esforço para tal. Entretanto, assim que assumiu a prefeitura, Sérgio Xavier orientou que fosse realizado o contato com o presidente do Conleste, solicitando a adesão de Nova Friburgo por entender que é um passo importantíssimo para a cidade, que tanto precisa de investimentos e parcerias. Prontamente, Carlos Pereira inseriu a proposta nas votações da assembleia do consórcio e, por unanimidade, todos os representantes dos municípios participantes votaram pela entrada de Nova Friburgo no Conleste.
O prefeito Sérgio Xavier manifestou sua satisfação pelo empenho do presidente do Conleste na adesão do município ao consórcio e fez questão de agradecer a todos que votaram por Nova Friburgo. “Era inadmissível que Nova Friburgo não participasse do Conleste, que vai trazer resultados duradouros e efetivos para toda a cidade, por meio de recursos para diversas áreas. Agradeço ao presidente do Conleste, Carlos Pereira, e a todos os municípios que votaram por Nova Friburgo e entenderem a importância desse feito para a cidade”, afirmou.
Visita à Câmara
À noite, o prefeito Carlos Pereira foi à Câmara dos Vereadores fazer palestra sobre o Complexo Petroquímico. Ele estava acompanhado do diretor-geral Álvaro Adolpho Tavares dos Santos, que falou das várias mudanças que o Comperj vem trazendo para a região e seu entorno. Por sua vez, Carlos Pereira fez um retrospecto das ações do Conleste e destacou a entrada de Nova Friburgo no consórcio. Elogiou a iniciativa da Câmara em promover aquele encontro para que os friburguenses pudessem conhecer melhor as possibilidades de desenvolvimento a partir do Comperj.
Os representantes da Agenda 21, João Mendes e Paulo Roberto de Souza, expressaram seu contentamento com o encontro e a certeza de que a entrada de Nova Friburgo já tinha um padrinho especial, o presidente do Conleste, que sempre incentivou a participação do município de Nova Friburgo, enfim concretizada.
Deixe o seu comentário