O documentário nacional Elis Regina é o destaque no Cineclube Lumiar neste domingo, 18, a partir das 19h. Em 1969 o produtor de televisão Fernando Faro criou o programa musical Ensaio. Até hoje ele é exibido por canais educativos, com a mesma fórmula: entre uma canção e outra, o convidado fala de influências, infância, relacionamentos. O entrevistador nunca aparece, de forma que o artista parece estar se confessando para as câmeras. Exibido originalmente em 1973, o programa dedicado a Elis Regina é um dos melhores de todos os tempos. Conhecida pela timidez (patente no tique de trocar o anel de um dedo para o outro), Elis solta o verbo. Fala da rusga que teve com o compositor Edu Lobo, da “mancada” que deu ao esnobar Chico Buarque em início de carreira e interpreta clássicos como “Upa”, “Neguinho” e “Águas de Março”. 90 minutos.
O Cineclube Lumiar iniciou suas atividades em 24 de fevereiro de 2008 com intuito de promover o acesso regular a obras cinematográficas, aliando-se à necessidade local de formação de público e desenvolvimento socioambiental da região de Lumiar. Atualmente as sessões são realizadas todos os domingos, ao fim da tarde, no Espaço Cultural Casa do Lago, no centro de Lumiar. Sessões ao ar livre e itinerantes também ocorrem no distrito, além de atividades relacionadas ao cinema, como mostras, oficinas e produção de vídeos.
Com apoio institucional do Cinemais Cultura, Ascine-RJ, Casa do Lago, CulturaNF e da Oficina-Escola as Mãos de Luz, a entrada para as sessões é gratuita. LIVRE
Deixe o seu comentário