Visita é primeiro passo para desenvolvimento de parceria que pode ter bons resultados para a economia do município
A Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) recebe, na próxima segunda-feira, dia 19, o diretor executivo da AHK (Câmara de Comércio Brasil-Alemanha), Hanno Erwes. A visita do executivo é mais um resultado da exposição 100 Anos da Indústria de Nova Friburgo. Na pesquisa para a realização da exposição e nas conversas com os professores de história João Raimundo de Araújo e Ricardo Costa, ficou clara a importante ligação da indústria de Nova Friburgo com o povo alemão, já que a influência germânica na industrialização do município é um traço marcante. “O projeto dos 100 Anos da Indústria está nos mostrando que um dos caminhos para o nosso futuro desenvolvimento talvez possa estar em uma reaproximação com a Alemanha”, afirma o presidente da Firjan Regional, Vicente Bastos.
A aproximação com a AHK se deu após a visita do jovem cônsul alemão Tarmo Dix, que por iniciativa da Colônia Alemã visitou a exposição. A partir daí, a Firjan foi convidada a estar presente nas comemorações dos 95 anos da AHK, ocorrida em fevereiro último. O coordenador do Comitê 100 Anos da Indústria de Nova Friburgo e conselheiro da Firjan, Antônio Carlos Cordeiro, e o gerente da Firjan Regional, Gustavo Perrone, estiveram na solenidade no Rio.
DELEGAÇÕES EMPRESARIAIS - Após ouvir o relato da história da colonização alemã em Nova Friburgo e de sua relação com a industrialização do município, o diretor executivo da Câmara de Comércio Brasil Alemanha informou que não sabia dos fatos relatados. A partir daí, Hanno Erwes mostrou-se bastante impressionado e interessado, dispondo-se a estreitar os laços com a cidade. “A AHK recebe mais de 70 delegações empresariais por ano e há perspectiva de alguns desses grupos serem direcionados para Nova Friburgo”, explica Antônio Carlos Cordeiro.
AGENDA - Na agenda de segunda-feira estão previstas visitas a indústrias locais, reunião com empresários e um passeio pela exposição 100 Anos da Indústria de Nova Friburgo, quando receberá a imprensa. A reunião do Conselho Empresarial da Firjan neste dia será especial, com um jantar no Hotel Bucsky, como marco da reaproximação com a comunidade empresarial alemã.
UM POUCO DE HISTÓRIA: A COLONIZAÇÃO ALEMÃ
Nova Friburgo, município da serra fluminense, foi o berço da colônia alemã no Brasil, recebendo a primeira leva de imigrantes em 3 de maio de 1824. A colonização alemã teve uma notável influência no desenvolvimento socioeconômico do município, garantindo o idioma, a cultura e iniciando empreendimentos que motivaram o segundo movimento imigratório alemão em 1910/1911, que deu início ao polo têxtil e metal-mecânico.
Este polo industrial está comemorando neste momento os 100 Anos de Industrialização de Nova Friburgo, que tem em sua origem o empreendedorismo dos alemães Julius Ferdinand Arp, Maximilliam Falk, Otto Siems e Frederico Sichel, entre outros. Hoje a cidade conta com 1.464 indústrias e é o 2° município do Estado do Rio com a maior participação da indústria nos empregos formais.
Deixe o seu comentário