Programa Produtor de Águas

segunda-feira, 19 de março de 2012
por Jornal A Voz da Serra

São Pedro da Serra e Santa Luzia terão oficinas direcionadas aos produtores e proprietários rurais neste sábado

No próximo sábado, 17, serão realizadas duas oficinas do Programa Produtor de Águas (PPA), desenvolvido pelo CBH Macaé e das Ostras, em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA), nas localidades de São Pedro da Serra, às 9 horas, e Santa Luzia, às 16 horas. As oficinas são direcionadas aos produtores e proprietários rurais do 5º, 7º e 8º distritos de Nova Friburgo e têm como objetivos divulgar a realização do diagnóstico socioambiental e esclarecer a população sobre o Programa Produtor de Água.

Durante as oficinas, serão debatidos, além da legislação ambiental, modelos e métodos de cálculos para pagamento de serviços ambientais em água. Os organizadores lembram que toda a comunidade pode participar e, na ocasião, será oferecido almoço para 50 participantes da primeira oficina e jantar para os 50 primeiros participantes da segunda.

Como já noticiado pelo jornal A VOZ DA SERRA, o Programa Produtor de Águas foi lançado em Nova Friburgo, no dia 10, na Ação Rural em Lumiar. Na ocasião, o gerente de Uso Sustentável de Água e Solo, Devanir Garcia dos Santos, da Superintendência de Implementação de Programas e Projetos da ANA, realizou uma palestra e respondeu perguntas do público presente. A especialista em Recursos Hídricos da ANA, Juliana Freitas, também marcou presença e apresentou a proposta do Diagnóstico Socioambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Macaé, no município de Nova Friburgo. Importante ressaltar que o programa tem como foco assegurar condições para o Pagamento por Serviços Ambientais em Água (PSA), voltado à proteção dos recursos hídricos das bacias dos Rios Macaé e das Ostras. O PPA conta com o apoio da Unesco, Banco Mundial, governo federal, através da ANA, Proaguas do MMA e IFF de Macaé, governo do Estado do Rio de Janeiro, através do Inea, Rio Rural e Emater-Rio, prefeituras municipais de Nova Friburgo e de Macaé, bem como, da Petrobras e das ONGs CECNA, Instituto Bioacqua, Ass. Colégio E.J.M. da Costa, Pequena Semente, Oads e SOS Praia do Pecado de Macaé.

Para mais informações, entre em contato através do número 22 9717-3045.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade