Administração Presente visita Craai Nova Friburgo

sexta-feira, 16 de março de 2012
por Jornal A Voz da Serra

Em novo encontro do projeto Administração Presente, o procurador-geral de justiça do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Lopes, visitou, nesta terça-feira, 13, o Centro Regional de Apoio Administrativo e Institucional (Craai) Nova Friburgo. Este é a quarta visita realizada este ano. Os encontros possibilitam um diálogo franco entre a Administração Superior e os promotores de justiça. Foram debatidas questões institucionais e melhorias de infraestrutura realizadas na sede do Craai, que teve o mobiliário reposto ano passado após sua estrutura ter sido atingida pelos desmoronamentos que afetaram a cidade e toda a Região Serrana.

O Craai Nova Friburgo abrange promotorias de Justiça das comarcas de Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes. Na visita de ontem, a comitiva de Lopes foi integrada pelo subprocurador-geral de justiça de Atribuição Originária Institucional e Judicial, Antonio José Campos Moreira, e pelos promotores de justiça João Bernardo de Oliveira Rodrigues (assistente da Subprocuradoria-Geral de Justiça de Administração) e Guilherme Mattos de Schueler (coordenador de Movimentação dos Promotores de Justiça).

Dentre os temas de caráter institucional, o PGJ destacou a criação do Grupo Especial de Apoio à Atuação dos Promotores de Justiça para Prevenção e Resposta a situações de emergência ou estado de calamidade devido à ocorrência de Desastres (GPRD). Para Cláudio Lopes, o grupo é mais um auxílio à disposição dos promotores de justiça que enfrentem situações de crise em suas comarcas. Em Nova Friburgo, o procurador-geral ressaltou outras ações recentes, entre elas, o investimento na implantação da nova rede de fibra ótica, o que deverá tornar mais ágil a troca de dados entre as diferentes sedes do MPRJ, a partir de abril. Lopes também falou sobre a chegada dos aprovados no concurso para servidores realizado ano passado, que começarão a ser lotados este mês, de acordo com as necessidades de pessoal das promotorias de Justiça em todo o estado.

“Cumprimos mais uma etapa do projeto que permite uma proximidade da Administração Superior junto aos promotores de outras comarcas do estado. Nosso objetivo é o aprimoramento institucional e a melhor prestação de nosso serviço para a população”, afirmou o PGJ.

Participaram da reunião os promotores de justiça Hédel Luiz Nara Ramos Júnior (coordenador do Craai Nova Friburgo), Renata Aline de Castro Leal, Bruno de Faria Bezerra, Luciana Soares Rodrigues, Carolina Maria Gurgel Senra, Daniella Faria da Silva Bard, Angelo Joaquim Gouvea Neto, Nestor Goulart Rocha e Silva Júnior, Marcelo Moutinho Ramalho Bittencourt, Ricardo Campanelle Pletsch e Daniela Ribeiro Lugão.

“Estamos expandindo nossas sedes na região e já está em execução a obra de construção da sede própria das promotorias de Justiça de Cachoeiras de Macacu. Em Cordeiro, estamos transferindo as três promotorias instaladas em salas comerciais daquela cidade para um prédio que concentrará esses órgãos, facilitando o acesso da população aos promotores. Em Cantagalo, vamos mudar a Promotoria de Justiça para local mais amplo, melhorando o atendimento aos usuários dos nossos serviços e adaptando essas promotorias às normas de acessibilidade. Também em Nova Friburgo teremos investimento, com a efetiva utilização de imóvel já adquirido e que servirá à expansão da atual sede regional. O procurador-geral Claudio Lopes, em nosso encontro com os promotores da região, autorizou a ampliação da frota de veículos oficiais e a contratação de mais um assistente social para o imprescindível apoio na elaboração dos estudos sociais, cuja demanda aumentou significativamente em razão dos desdobramentos da tragédia de janeiro de 2011. Prestigiando nossa região, o chefe da instituição determinou, ainda, a instauração de procedimentos para abertura de vagas para mais servidores, especialmente para atender às Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Cordeiro”, esclareceu o promotor Hédel Nara Ramos Júnior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade