O professor Guilherme Coutinho, acadêmico e imortal da Academia Brasileira de Belas Artes, premiado no museu do Louvre, recebeu da delegada de polícia Grace Arruda homenagem na Delegacia Especial de Atendimento às Mulheres (Deam) de Nova Friburgo por sua exposição ali aberta no último dia 8. Na ocasião também foram homenageados a delegada Márcia Barreto, diretora da Divisão de Polícia de Atendimento à Mulher, e o prefeito Sérgio Xavier.
Guilherme se mostra contente por ser um dos homenageados por Grace, juntamente com suas alunas durante a homenagem às mulheres, quando foram homenageadas de modo especial as delegadas Marta Rocha e Márcia Barreto. “Eu acredito que elas ficaram satisfeitas com as homenagens do meu estúdio, pois foi visível a alegria de Márcia Barreto ao contemplar e ser presenteada com minha obra. Infelizmente a Marta Rocha não pôde comparecer, mas o quadro será entregue a ela”, argumenta Guilherme.
O objetivo dessa exposição, segundo Coutinho, foi o de tornar o ambiente da Deam mais aconchegante e mostrar que a arte pode ter ênfase social se bem trabalhada. A convite de Grace, o artista repassou esse objetivo às suas alunas, pois a exigência foi de que apenas as mulheres participassem daquele momento, já que o objetivo era o de dar ênfase às mulheres artistas do Studio de Belas Artes Guilherme Coutinho.
“Minhas alunas adoraram o convite e emprestaram seus melhores quadros para prestigiar essas ilustres mulheres. Fizemos um resumo da exposição “O Belo”, um grande sucesso de público e crítica de 2009, que retratou o olhar do ser humano nas pessoas, onde o belo poderá estar nos pequenos gestos”, declara Coutinho.
O brunch oferecido pela delegada Grace teve a presença de personalidades de Nova Friburgo e do Rio de Janeiro, o que deixou Guilhernme feliz: “Eu e minha esposa Márcia Coutinho temos uma grande amizade com a Grace e seu convite muito nos honrou. Estamos sempre nos comunicando e trocando ideias e acredito que não iremos ficar apenas nesta exposição, pois há indícios da mesma continuar em ambientes como este”.
Depois de uma prece, os convidados ouviram atentamente o discurso de Grace, que falou da importância da Deam para Nova Friburgo. Participaram da exposição as artistas Ely Sancho Coutinho, Márcia Coutinho, Fátima Barrozo, Carla Alvarenga, Maria Massena, Elisabeth Anchieta, Shirley Ferreira e Rose Fraga.
Um dos pontos altos das homenagens foi o discurso da convidada Márcia Barreto, que relatou os avanços das mulheres e que gostaria de ver mais homens em parceria com a Deam, elogiando a iniciativa de Grace em levar obras de arte para a delegacia.
“Nessa exposição pude notar mulheres que trabalham, estudam e querem alcançar seus lugares na sociedade. Conversando com a Márcia Barbosa fui alertado quanto à atualidade das mulheres dinâmicas, pois ela me mostrou que a realidade de hoje é de que as mulheres que ficam em casa vendo programas fúteis e lendo literaturas surrealistas são pessoas destinadas ao fracasso, que só enganam néscios. Pude dar graças a Deus por ter mulheres em minha vida exatamente nos moldes de vencedoras, pois tenho uma esposa exemplar que só cresce em seu emprego e vejo o quanto ela é querida pelos seus mais de mil alunos nas escolas estaduais particulares, mostrando que ela é atuante como as grandes mulheres que contatei neste evento. Mulheres assim, merecem meus respeitos e tornam meus dias abençoados, finaliza Guilherme Coutinho.
Deixe o seu comentário