Aloisio Pombo (*)
Fazendo um histórico, a marca lembra que algo está marcado. No século passado e o anterior, os americanos marcavam seu gado a fogo com um X, O, com um Y. Era uma forma de determinar a qual propriedade o gado pertencia. Se recuarmos dois mil anos, temos a cruz e outros símbolos utilizados até hoje.
O produto e a empresa têm que ter um nome para ser chamado e lembrado. Vou dar continuidade ao artigo sobre a estratégia de marketing para Nova Friburgo. E explicar como colocar a marca Nova Friburgo na mente das pessoas que buscam um local para descansar, emoção nos esportes radicais de montanha e cachoeiras, um bom conjunto de restaurantes, e muito mais. A marca é mais uma técnica que faz parte da estratégia em construção.
O empresário pode fazer ajustes e aplicar em suas marcas. Lembro também que esse estudo faz parte da disciplina marketing que será ministrada na pós-graduação Uerj em gestão empresarial em Nova Friburgo. E as inscrições estão abertas em www.instituto-internacional.org para iniciar a partir de abril próximo.
Hoje falarei sobre a identidade da marca Nova Friburgo. O trabalho para impor a uma marca uma identidade é um processo de longo prazo, demora anos, e as métricas de avaliação devem ser a cada década.
Impor uma identidade à marca Nova Friburgo depende do que o principal executivo da empresa quer que ela tenha. Estou falando dessa identidade como residente há 11 anos na cidade. O carioca que via Nova Friburgo como a cidade do quarto melhor clima do mundo; de temperatura fria e suave; um ar-condicionado natural; cheiro de mato; paz divina; Fri e liberdade = Free.
O marketing considera a identidade da marca como o conceito ou o lema que a marca carrega após longos períodos de publicidade na mídia. O lema repetido por propaganda em jingles ou vinhetas leva a pessoa a lembrar da marca que fica colada em sua mente.
É por isso que se recomenda aos construtores da marca colocar nas peças publicitárias os atributos de identidade da marca. A mente humana registra as informações através dos sentidos: visão, olfato, audição, sabor, temperatura, segurança, humor, etc. Os circuitos criados pelos empresários levam o turista para almoçar uma truta criada em Nova Friburgo. Também leva o turista ao criadouro de trutas e é assim que se forma um registro forte na sua mente. Dessa forma é que ele passa a se lembrar do lema: Nova Friburgo da Truta, Nova Friburgo do Chocolate e do Queijo Suíço, Nova Friburgo das Flores, Nova Friburgo das Abelhas, Nova Friburgo do Rapel. São lemas que promovem a identidade da marca que você está gerenciando.
Para o leitor que queira aprofundar os debates sobre outras ferramentas para a construção de uma marca eu convido a visitar o site www.aloisiopombo.com.br e escrever um e-mail para mova@aloisiopombo.com.br e eu vou responder a dúvida ou questionamento. Ao meu ex-aluno da Ucam eu recomendo que seja um especialista na construção e gestão de marcas.
* Aloisio Pombo é professor e administrador (22-8829-7835)
Deixe o seu comentário