O projeto “Somando Forças com a Região Serrana”, da ONG Care Brasil, está promovendo desde a última sexta-feira, 9, oficinas de gestão de negócios para microempreendedores de Nova Friburgo afetados pela catástrofe climática de janeiro do ano passado. O grupo reúne costureiras, manicures, doceiras, salgadeiras, comerciantes, açogueiros e agricultores que receberam “Kits de Reposição Econômica”, contendo ferramentas de trabalho para repor a capacidade produtiva prejudicada pela tragédia.
Com duração de um dia, as oficinas se sucedem até esta terça-feira, 13, e estão sendo ministradas pela coordenadora do Programa de Microfinanças da ONG, Patricia Machado. O objetivo é sensibilizar os participantes para a necessidade de organização e planejamento das atividades produtivas a partir do fortalecimento de algumas competências empreendedoras. Para isso, estão sendo abordados temas como planejamento, mix de marketing e gestão financeira dos negócios (elaboração de livro caixa e calculo de lucro).
As atividades estão movimentando a sede da Apae Nova Friburgo, que fica na Rua Ventura Spargolli 292, Prado. A iniciativa é mais uma ação da Care Brasil, uma ONG brasileira, com título de Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que iniciou suas operações em 2001 com a missão de combater a pobreza enfrentando suas causas estruturais em regiões rurais e urbanas de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Trabalha na promoção do desenvolvimento local e sustentável das comunidades e territórios onde atua por meio de ações de inclusão social, fortalecimento da economia local, preservação do meio ambiente, inovação na gestão pública e mobilização social. O trabalho da organização na Região Serrana é possível graças ao investimento de indivíduos e ao financiamento de empresas nacionais e multinacionais. Outros detalhes da iniciativa podem ser obtidos pelo site www.care.org.br.
Deixe o seu comentário