Prefeito acompanha obras no Córrego Dantas

quarta-feira, 14 de março de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Prefeito acompanha obras no Córrego Dantas
Prefeito acompanha obras no Córrego Dantas

(Secom) No último sábado, 10, o prefeito Sérgio Xavier vistoriou as obras de recuperação das margens do Córrego Dantas, que estão sendo realizadas pelo governo do estado e Inea e, na ocasião, pôde conversar com diversos moradores e inspecionar, pessoalmente, a ponte de pedestres que a Secretaria de Obras de Nova Friburgo construiu para auxiliar os moradores na travessia entre as Ruas Alexandre Bachini e Luiz Shottz, onde a antiga ponte de concreto foi destruída pela inundação da catástrofe de janeiro de 2011.

Sérgio Xavier ouviu de Nathália Brantes que essa ponte é fundamental no dia a dia dos moradores, pois, como ela, muitas pessoas estavam tendo que dar uma volta enorme para se deslocar de casa ao trabalho. “Melhorou muito, mas a única preocupação, agora, é se a gente vai ficar sem a ponte de concreto?”, perguntou.

O prefeito disse que a construção dessa ponte é uma ação imediata, pois os moradores não podiam ficar sem esse meio de locomoção e com uma totalmente improvisada, oferecendo risco. “Estamos sem recursos, ainda, para construirmos uma ponte de concreto, mas assim que a arrecadação do município for se recuperando, vamos construir a ponte de concreto, definitiva. Tudo aqui vai voltar ao que era antes. Mas é bom que se diga que a construção da de concreto levaria mais que um ano, por isso construímos essa de madeira para atender imediatamente.”

Outra moradora que participou ativamente na construção da ponte, juntamente com seu marido, Marilce Oliveira da Silva, que reside na Travessa Julius Shottz, deu graças a Deus pelo acesso novo: “Está maravilhoso. Estamos trabalhando para ajudar. Trouxemos máquina para cortar as madeiras do corrimão, fizemos a rampa elevada para nivelar os dois lados da ponte, construímos a vala para o desvio da água da chuva, para não assolar a margem e a ponte cair. Fizermos um verdadeiro mutirão. Compramos até saco de cimento”, disse.

Segundo o prefeito Sérgio Xavier, a visita de sábado foi a quinta que ele fez à localidade desde que assumiu a gestão da Prefeitura, em novembro de 2011. “Hoje, estamos atuando com prioridades nas comunidades que mais necessitam. E essa construção está sendo feita com diálogo, ouvindo os moradores. Com paciência, vamos reconstruir nossa cidade, canto a canto.”

Heder Carlos Levorato, membro da Associação de Moradores do Córrego Dantas, ao ver o prefeito aproveitou para fazer outra reivindicação importante para a comunidade, que começa a levar preocupação. Segundo disse, a companhia de ônibus ameaçou suspender a entrada dos coletivos na Rua Luiz Shottz devido ao péssimo estado do calçamento da via. Em relação a isso, Serginho disse que está identificando todos os lugares onde as linhas foram interrompidas, para providenciar os reparos necessários e restabelecer e garantir o transporte das pessoas.

Antes e depois

Nas fotos a seguir, pode-se notar o quanto a comunidade de Córrego Dantas sofreu com as chuvas de janeiro de 2011. A ponte para veículos e pedestres que existia no bairro, ligando as ruas Alexandre Bachini e Luiz Shottz, e que foi destruída totalmente, deu lugar a algumas pontes provisórias, algumas destruídas novamente pela cheia do rio, até culminar na atual, construída pela Secretaria Municipal de Obras da Prefeitura, com ajuda dos moradores. O prefeito Sérgio Xavier não abandonou a comunidade e, por cinco, vezes, vistoriou o andamento das obras que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado e até a construção da ponte provisória de pedestres, entregue semana passada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade