Projeto MP na Escola reinicia as atividades de 2012 no CMEI Menino Jesus

segunda-feira, 12 de março de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Projeto MP na Escola reinicia as atividades de 2012 no CMEI Menino Jesus
Projeto MP na Escola reinicia as atividades de 2012 no CMEI Menino Jesus

Foram reiniciados, na última quarta-feira, 7, no Centro Municipal de Educação Infantil Menino Jesus (CMEI), localizada no Jardim Califórnia, as atividades do Projeto MP na Escola. Cerca de 50 pais de alunos compareceram à reunião de início do ano letivo juntamente com a promotora de justiça Simone Gomes de Souza, convidada pela instituição para executar o projeto. O bate-papo informal durou cerca de uma hora.

Os projetos começaram a ser desenvolvidos em Nova Friburgo em maio de 2011, atendendo 23 escolas e realizando cinco reuniões ao longo do ano, para divulgação e capacitação de diretores e orientadores escolares da rede municipal, estadual e particular. O público atendido no ano passado ficou em torno de 300 pessoas, entre alunos de 8 a 18 anos, pais de alunos e corpo docente.

“Espero que possamos atingir a meta de ao menos manter o mesmo volume de palestras do segundo semestre do ano passado, cerca de duas a três por semana. Com isso, pretendemos contribuir de forma concreta para a divulgação de nossas atribuições e da importância da preservação de valores para ajudar na construção de uma sociedade mais justa e correta. Afinal, este é um desejo de todos, inclusive do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro—o de desenvolver atividades de cunho construtivo e preventivo, e demonstrar que sua veia repressiva é apenas uma delas”, disse a promotora.

O agendamento para os encontros pode ser feito diretamente através do grupo da rede social Facebook, denominado MP na Escola - Nova Friburgo, pelo e-mail www.mpnaescola.nf@groups.facebook.com ou ainda, diretamente pelo telefone 2522.1945 com a supervisão do Craai Nova Friburgo.

O que é e como funciona

Idealizado pelo promotor de justiça Sávio Renato Bittencourt—que está à frente da Coordenadoria de Integração e Articulação Institucional e faz parte do Plano da Gestão Estratégica do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro—, o Projeto MP na Escola pretende divulgar o Ministério Público entre os estudantes do Estado do Rio de Janeiro, para que as atribuições e a atuação da instituição sejam conhecidas por este segmento da sociedade, e tenha um efeito multiplicador entre as famílias e a comunidade.

O projeto é desenvolvido com a participação direta dos procuradores e promotores de justiça, que voluntariamente ministram palestras sobre o Ministério Público nas escolas ou na sede do Craai, apresentando a instituição para o público-alvo. Ou, ainda, podem capacitar professores de ensino médio das redes públicas e privadas para ministrarem aula sobre o assunto, em cursos de um dia, a ser realizado nas sedes dos Craais. Assim, estes docentes terão condições de reproduzir os conhecimentos obtidos na sua atividade de sala de aula, formando na juventude uma boa noção sobre o Ministério Público.

Foi elaborada uma cartilha, em formato de história em quadrinhos, que é distribuída aos estudantes e disponibilizada na página do MPRJ para que qualquer pessoa tenha acesso a ela. Em linguagem jovem e despojada, a cartilha procura fixar as principais missões do MP. Sua permanência na página do MPRJ possibilita a todos os interessados ler e baixar o conteúdo.

O MPRJ também aderiu à campanha nacional de combate à corrupção e o projeto “O que você tem a ver com a corrupção?” também é desenvolvido conjuntamente ao MP na Escola, já que o ambiente escolar e o público infanto-juvenil são seu alvo principal.

Este projeto tem por objetivo conscientizar a sociedade, especialmente crianças e adolescentes, a partir de um diferencial, que é o incentivo à honestidade e à transparência das atitudes do cidadão comum. Destaca atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter, com vistas à criação de uma cultura de valores e princípios éticos que contribuam para a construção de um país mais justo e melhor. Assim, pretende-se: cobrar a efetiva punição dos corruptos e dos corruptores, abrindo um canal real para oferecimento e encaminhamento de denúncias; educar e estimular as gerações novas através da construção, em longo prazo, de um Brasil mais justo e mais sério, destacando o papel fundamental de nossas próprias condutas diárias; aproveitar momentos do cotidiano infanto-juvenil (família, escola e comunidade) para propiciar a vivência de atividades que os levem a conhecer esses princípios, estimulando-os a praticá-los no seu ambiente de convívio social; e divulgar a ideia em locais e acontecimentos informais (sociais, esportivos, campanhas e eventos), possibilitando o alcance da campanha a um público maior.

O grande diferencial desses projetos é sua flexibilidade. O procurador ou o promotor de justiça interessado em dar esta grande colaboração para a formação de uma juventude mais consciente do papel do MP pode aderir e participar na exata medida de sua disponibilidade e conveniência, além de dar aos encontros uma feição pessoal. Isto porque não há número determinado de palestras para cada participante ou a indicação de escolas ou eventos predeterminados, além de haver apenas um conteúdo básico e o voluntário poder de desenvolver livremente os temas. 

As inscrições podem ser feitas através de formulário na página eletrônica da Ciai na intranet . O agendamento da palestra na unidade escolar ou no Craai indicado poderá ser feito pela secretaria da Ciai, de acordo com a solicitação do colega participante. Caso o colega palestrante deseje a indicação de escolas para realização da atividade, deverá informar a secretaria da Ciai, através do email ciai@mp.rj.gov.br ou pelo formulário eletrônico disponível na intranet. A secretaria da Ciai está à disposição para informar e dar suporte a todos os que aderirem ao projeto, ressaltando a ampla liberdade de escolha que os colegas terão para definir a forma de atuar no MP na Escola.

Periodicidade das palestras

As palestras não terão nenhuma periodicidade previamente definida. Ocorrerão de acordo com a disponibilidade dos seus voluntários. Os cursos de capacitação de professores do ensino médio ocorrerão semestralmente na sede de Ministério Público na capital. Caso seja demonstrado interesse de adesão no interior nesta modalidade preparatória de docentes, a Ciai organizará cursos de capacitação na sede do Craai local.

Elaboração do mapa de atendimento

A Ciai elaborará a cada seis meses um mapa de atendimento, demonstrando a evolução do projeto no território fluminense. As experiências mais ricas vividas pelos colegas também serão relatadas, para formar um histórico circunstanciado que servirá para a evolução do projeto durante os próximos anos. A ideia é que este seja o início de uma nova forma de atuação do MP, solidária e generosa, que venha se tornar um costume de seus membros. Portanto, a Ciai disponibiliza na sua página, no link “MP na Escola”, um formulário para a comunicação de realização de palestra, para que o voluntário possa informar a realização de sua palestra, relatar os acontecimentos que desejar e fazer sugestões para aprimorar o projeto.

Conclusão

A secretaria da Ciai está à disposição, aguardando inscrições pela intranet através do link Projeto MP na Escola, dando o suporte quando solicitado, providenciando agendamentos e fazendo contato com as escolas, de acordo com as preferências e a disponibilidade dos colegas. O MP na Escola é um projeto em construção. São seus criadores todos os membros do MP que generosamente se dispõem a partilhar sua paixão e conhecimento com os mais jovens. A evolução deste projeto dependerá, portanto, das experiências iniciais que teremos todos nesta etapa inaugural.  Nas palavras do poeta Mário Quintana, pertinentes para esta ocasião, “os passos fazem o caminho”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade